Obrigado pela oportunidade de servir

mai 31, 2019

A largada foi dada em julho de 2017. Depois de 24 meses de intensa vivência no Rotary, Luly e eu estamos de regresso ao lar e ao meu clube. Encerra-se outro ciclo no Rotary e um novo surge.

Foram muitos os cansaços, foi enorme o esforço, mas imensas foram as alegrias. Partilhamos um pouco das nossas vidas com todos vocês. Com dedicação, carinho, fé, convicção e entusiasmo. Servir como diretor do Rotary International foi uma missão que muito me honrou.

Ficam-nos para sempre as mais gratas recordações e a certeza de que fizemos o melhor para corresponder com nossa amizade e disponibilidade.

A hora da despedida fornece-me uma perspectiva serena e objetiva. Olhando para trás, cabe-me a afetuosa memória de todos os companheiros, com especial relevo para os governadores de distrito, que as circunstâncias colocaram bem perto do meu coração.

O entusiasmo dos rotarianos, presente em todas as partes das zonas rotárias 23 e 24, constituiu uma fonte de energia e de rejuvenescimento. O apoio e a colaboração de todos os seus distritos, bem como o trabalho e a dedicação de tantos companheiros, contribuíram para que tivéssemos dois anos de realizações profícuas.

No Rotary não existe crise. Pelo contrário, no Rotary há uma força enorme que nos une e que nos projeta para a realização de mais serviços. Afinal de contas, é grande o orgulho de ser rotariano.

Queridos companheiros e companheiras, amigas e amigos: é tempo de passar a liderança para outro diretor. Quero, sem embargo, garantir a Mário César de Camargo a nossa disponibilidade e, sobretudo, nossa afetuosa solidariedade. Desejo a ele um tempo de paz e tranquilidade para que possa fazer um Rotary ainda mais forte e eficiente.

Finda um tempo, todo ele vivido, dentro do possível, à sombra dos extraordinários lemas Rotary Faz a Diferença e Seja a Inspiração. Outro lema surge, pleno de oportunidades, lembrando-nos que O Rotary Conecta o Mundo.

A todos os que nos ajudaram a cumprir o vertiginoso percurso da diretoria, e eles foram muitos, manifesto nossa indelével gratidão. À nossa equipe de coordenadores e coordenadores assistentes, deixo o reconhecimento por toda a sua dedicação em prestar apoio aos nossos distritos. Aos coordenadores dos quatro Institutos que realizamos, e que foram absolutamente eficazes, rendo nossa eterna gratidão.

Obrigado por vossa colaboração, pelos vossos carinhos, ensinamentos e por tudo que fizeram de bom pelo Rotary nestes dois anos.

Obrigado pela oportunidade que nos deram de Servir.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com