O valor das pequenas mudanças

nov 3, 2021

O mundo está sempre se transformando, passando de uma situação para outra, de um momento para outro, de um dia para outro, e o Rotary não foi, nem é alheio a essa realidade. Há 116 anos, enfrenta com sucesso essa situação inexorável. a pandemia que agora açoita a humanidade, com consequências diversas, é um nítido exemplo disso.

As grandes conquistas alcançadas pelo Rotary não aconteceram da noite para o dia. Foram muitos momentos importantes, uma longa soma de triunfos e, por vezes, de avanços modestos. Uma evolução gradual, não isenta de sacrifícios, que nos levou a ser “a primeira organização de ajuda humanitária do mundo”.

Nossa organização conseguiu algo que raramente é alcançado: desenvolveu seu potencial. Nós sabemos até onde podemos e queremos chegar.

A história do Rotary nos ensina que, às vezes, uma pequena mudança, um pequeno hábito, pode trazer resultados extraordinários para alcançar os objetivos.

Se somos conscientes de tudo isso, façamos disso um motivo condutor e encorajemos a inovação na busca das melhores práticas para termos clubes que não somente se adaptem às mudanças, mas que, como corresponde a uma organização como a nossa, as liderem em busca de comunidades melhores, mais equitativas e mais inclusivas.

Tenhamos presente que as decisões que tomemos hoje determinarão a diferença entre a organização, o clube e o rotariano que somos e a organização, o clube e o rotariano que poderíamos ser para construir o futuro. Portanto, o que importa é saber se as nossas ações estão nos conduzindo ao caminho do sucesso perante o amanhã em um mundo em constante mudança.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-22 do Rotary International.