Vejam só… Nós estamos no Guinness World Records! Apenas para refrescar a memória, este livro é editado e publicado anualmente, e contém uma coleção sempre atualizada de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente.

Assim, damos início a mais um ano rotário celebrando a essência do Rotary. Mais de 100 mil pessoas de 171 países postaram selfies em apoio à iniciativa humanitária End Polio Now (Eliminemos a Pólio Já).

O Maior Comercial do Mundo foi uma campanha que visava aumentar a conscientização sobre essa iniciativa de erradicação global da poliomielite e arrecadar fundos para finalizar a empreitada. Usando a mídia, cada participante adicionou seu nome e foto ao Maior Comercial do Mundo, que está no site www.endpolio.org/pt.

Por conta de esta ser a maior campanha de conscientização da história por meio de fotos, o Rotary entrou no Guinness World Records. A publicação levou em consideração o contingente de 177 celebridades que apoiaram a campanha, um número três vezes maior do que o do recorde anterior.

Participaram líderes como Bill Gates, os atores Jackie Chan e Archie Panjabi, o cantor Michel Teló, a modelo e atriz Isabelli Fontana, o humorista Renato Aragão, o ganhador do Prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu, entre outros, todos os quais se tornaram embaixadores do Rotary ao fazerem o gesto Falta Só Isto para eliminarmos a pólio da Terra.

Das mais de 100 mil fotos publicadas, 40% eram provenientes do Brasil, dando ao rotarismo brasileiro o primeiro lugar na campanha. Sem dúvida, o Rotary no Brasil mostra sua força e compromisso quando é desafiado. Este êxito também é fruto de um trabalho de equipe sob a liderança da rotariana Denise Vieira, coordenadora regional 2013-14 da Imagem Pública do Rotary para o Brasil.

Que fantástico! Que bela história nós temos para contar desta experiência. Tal resultado reforça a essência e os princípios organizacionais do Rotary, transmitindo o que Rotary faz e o que ele é. Assim, podemos dizer que o Rotary junta líderes que trocam ideias e entram em ação. Vejam, companheiros, o que podemos conquistar quando corações e mentes trabalham juntos. Engajamos líderes de diferentes continentes e criamos mudanças positivas, o que demonstra como nossa voz, quando bem trabalhada, fortalece nossa imagem e revitaliza nossa identidade visual.

Que a nova equipe de coordenadores e assistentes da Imagem Pública, como os rotarianos, continuem a utilizar as ferramentas que o Rotary International disponibiliza para fortalecer e valorizar a nossa marca. E, juntos ao presidente Gary Huang, façamos o Rotary Brilhar.

* Os autores são Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.