Na Brasil Rotário de julho, encontramos dados muito impactantes sobre o Rotary no nosso país. Aquela edição da nossa revista informa, na página oito, que temos o quinto maior número de rotarianos no mundo: 56.192, em 2.396 clubes e 38 distritos. As mulheres já representam 22% do total de associados. Em 2012-13, fomos o nono maior contribuinte para a Fundação Rotária, somando 5.109.889 dólares, com forte participação da Associação Brasileira da The Rotary Foundation. Temos 12.098 rotaractianos, 20.677 interactianos e, anualmente, mais de 1.500 estudantes são hospedados por clubes locais ou viajam para outros países como participantes do Programa de Intercâmbio de Jovens.

A Fundação de Rotarianos de São Paulo é o maior complexo educacional do Rotary no mundo. Propicia educação a mais de 6.000 estudantes em todos os níveis, desde a pré-escola até a pós-graduação, e oferece desenvolvimento profissional e cursos de extensão, além de participar de projetos de serviços comunitários.

São dados que demonstram a pujança do Rotary em nosso país, mas podemos trabalhar ainda mais, principalmente com os jovens. Temos de ensinar os conceitos rotários na base, quando o ser humano está formando o que vai ser pelo resto de sua vida.

Entre os conceitos que o Rotary ensina, podemos destacar:

A importância da alternância de poder, tão pouco praticada nos meios políticos e em várias sociedades e instituições. Com mandatos de um ano para a maioria absoluta dos cargos, o Rotary demonstra a riqueza e a eficácia desta limitação de tempo no poder;

O lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, fundamento básico para sociedades que querem crescer com saúde;

A igualdade de direitos e deveres. No Rotary não temos títulos, somos todos iguais. Respeitamos todas as etnias, religiões, profissões, a ética e a moral. Usamos nossas profissões para servir à humanidade;

A importância do compartilhamento. Recorrendo a uma conhecida frase de Isaac Newton – “Se pude enxergar mais longe é porque estava sobre ombros de gigantes” –, lembramos que tudo o que sabemos nos foi ensinado por alguém, sejam nossos pais, professores, amigos, colegas, escritores, artistas ou mesmo as próprias circunstâncias de experiências vividas. A educação normalmente termina aí. Porém, seríamos muito egoístas se guardássemos todo esse acervo para nós mesmos. O Rotary nos ensina a compartilhar esses conhecimentos, a também “emprestarmos nossos ombros” para pessoas que não tiveram as oportunidades que tivemos.

No trabalho de fortalecimento da imagem pública do Rotary, os clubes rotários deveriam ter em seu quadro associativo também um profissional de mídia e um educador. Vemos na escola uma excelente oportunidade de ensinar os princípios rotários. De fato, a escola é um agente da imagem pública do Rotary.

* Os autores são Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.