Ao fim deste ano rotário, perguntamos qual é o elemento mais importante de imagem pública do Rotary? Nosso logotipo? Nome? Presidente? Por quê?

Diríamos que memorabilidade gera sucesso. Ser reconhecido como instituição de prestígio leva tempo. E os rotarianos podem facilitar o processo com ações memoráveis. O logotipo, as histórias e cada rotariano são peças do quebra-cabeça desse reconhecimento. Na realidade, é difícil dizer qual fator é o mais importante, mas a divulgação é a chave. Equipe é fundamental, porque o presidente não tem condições de fazer tudo. A atuação dos rotarianos comprometidos e talentosos une o Rotary. Além disso, este é o caminho para o crescimento do quadro associativo.

Revitalizar as artes gráficas dos programas faz parte do fortalecimento da imagem pública, já que os elementos utilizados na comunicação visual (como logotipo, cores, tipologia e sinalização) criam o relacionamento emocional e a conexão com o público. Recentemente, foram lançados os novos logotipos para Rotaract, Interact, Ryla e o Intercâmbio de Jovens com vistas a alinhá-los à identidade visual do Rotary, tornar a organização mais coesa e contribuir para que nossos materiais promocionais sejam mais atraentes.

A roda do Rotary é o elemento gráfico que serve para identificar nossa organização e seus associados nos quatro cantos do mundo. Sempre que a marca aparecer em materiais impressos ou eletrônicos, deve ser reproduzida de forma correta. Seu uso apropriado identifica o Rotary de maneira clara e torna sua mensagem decisiva. Logo, este não deve ser modificado, obstruído ou reproduzido de forma incorreta.

Ao estabelecer parcerias com outras organizações, deve-se certificar que nossa identidade visual mostre claramente a conexão do clube e do distrito com o projeto. Acesse a área Brand Center no site do Rotary International (www.rotary.org/brandcenter). Ela contém anúncios que podem ser usados na mídia impressa, no rádio e em outros veículos. Os anúncios são fáceis de adaptar e fornecem um modelo para que o Rotary tenha a mesma identidade em qualquer lugar. Consistência e continuidade são importantes para o sucesso das iniciativas. Elas valorizam a nossa marca.

Aos líderes de 2015-16, convidamos a utilizar os recursos da organização para suprir os pontos fracos detectados no uso da identidade visual, ou complementar os pontos fortes, a fim aumentar o reconhecimento do bom trabalho do Rotary. Atualizar nossos websites, boletins e redes sociais fortalece a imagem do Rotary.

* Os autores são Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para ernoe@terra.com.br e vbertagnoli@hotmail.com