O que torna um projeto transformador?

fev 1, 2019

Prezados companheiros rotarianos,

Em minhas viagens no ano passado, visitei muitos clubes e distritos fortes e dinâmicos que estão transformando suas comunidades. Quando assisto às suas reuniões, posso sentir a energia. Quando conheço seus associados, vejo que são pessoas em ação. E, quando olho para suas comunidades, vejo o impacto do seu trabalho.

Também visitei comunidades com Rotary Clubs que não eram mais do que clubes sociais. Nunca deveria ser assim. Felizmente, há uma abordagem simples que, acredito, pode ajudar a revitalizar qualquer clube.

Gostaria de desafiar todos os Rotary Clubs a fazerem pelo menos um projeto humanitário de alto impacto. Cada clube já tem o potencial e os recursos para que isso aconteça, e o poder de mudar a vida das pessoas completamente.

Não é preciso ter milhões de dólares. Um dos projetos mais transformadores dos quais participei envolveu a entrega de um veículo da marca Jeep a um grupo de parteiras no Haiti. Tínhamos perguntado a elas o que poderíamos fazer para ajudá-las, e elas nos disseram que precisavam encontrar uma maneira de chegar às mulheres grávidas de uma parte remota do país. Compramos o carro, o pintamos de rosa e colocamos nele o logotipo do Rotary. Três anos depois, voltamos para ver como elas estavam se saindo. As parteiras estavam entusiasmadas com os resultados: elas nos contaram que a taxa de mortalidade de mães e bebês daquela região havia caído em 50%.

Isso é o que chamo de serviço transformador.

Como nenhum veículo dura para sempre, após oito anos na estrada, não dava mais para usá-lo. Então compramos um Land Cruiser rosa da Toyota, que ainda está rodando, permitindo que as parteiras prestem atendimento pré-natal às mulheres daquela distante localidade.

O que torna um projeto transformador? Ele não precisa envolver muito dinheiro, mas tem que alcançar as pessoas e causar um grande impacto na comunidade. Essa é a chave, e é aí que entram um planejamento cuidadoso e uma pesquisa detalhada. Então, faça a sua pesquisa, aproveite seus recursos e busque parcerias que possam aumentar seu impacto. E, depois disso, entre em ação.

É claro que o serviço é apenas parte do que um clube dinâmico deve oferecer. Ele também deve ter bons oradores, formar líderes, envolver o Rotaract e o Interact e agregar valor aos seus associados, além de bons motivos para que todos participem dos eventos do Rotary.

Se o seu clube for transformador e bem organizado, tudo o mais virá na sequência. Os associados ficarão envolvidos e novos associados ficarão ansiosos para se juntar a vocês. Será mais fácil arrecadar fundos, pois as pessoas adoram contribuir quando percebem como seu dinheiro está fazendo a diferença e quando sabem que a organização é responsável. Seu clube será dinâmico, relevante e ativo e será a inspiração para aqueles que estão em suas fileiras, bem como para a comunidade que ele atende.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.