Com o lema Seja um Presente para o Mundo, o presidente Ravi disse a suas lideranças: “Temos apenas uma chance na vida. E vamos ter apenas uma chance no ano rotário de 2015-16. O tempo que temos é curto e há muito a fazer. Nosso primeiro e maior desafio é a erradicação da poliomielite”.

Para atingirmos este e outros desafios precisamos trabalhar as nossas metas. O que queremos alcançar com a imagem pública? Uma das metas é aumentar as nossas ações no uso correto da nossa identidade visual e aumentar o número de visitas de não rotarianos aos sites dos nossos distritos. Porém, que estratégias usar para alcançar tais metas? O site do distrito deve contar nossas histórias por meio de fatos e fotos, sem esquecer de recorrer às redes sociais para falar com rotarianos e não rotarianos.

Como você executará as suas estratégias? Criando um plano de comunicação interno e externo para o seu distrito, usando os recursos de imagem pública disponíveis para aprimorar seus trabalhos de comunicação, e renovando as nossas bandeiras e os nossos marcos rotários. Além disso, devemos fazer uso da nossa voz e incorporar a nova identidade visual do Rotary, Rotaract e Interact.

Temos histórias de conquistas fantásticas, mas ainda temos dificuldades com o uso correto da nossa marca, algo que afeta a nossa capacidade de crescer, pois nossas comunidades desconhecem nossas ações e do que somos capazes. Isso tudo por desconhecerem o significado por trás da nossa roda rotária. Temos que lembrar que o impacto global da marca Rotary é responsável por muitos dos nossos sucessos. A verdade é que o potencial do Rotary depende da habilidade de cada rotariano, rotaractiano e interactiano transmitir eficazmente a nossa mensagem em suas comunidades.

Trabalhar a nossa identidade visual traz resultados diretos à nossa marca.  Um exemplo é o caso de One Drop Foundation, criada pelo fundador do Cirque du Soleil, que recentemente recorreu ao Rotary com o desejo de trabalhar em conjunto em projetos hídricos e sanitários em Mali, um dos países mais carentes do mundo. Essa entidade se uniu à nossa organização porque reconhece o poder da marca do Rotary.

Enfim, o tempo é curto, mas juntos podemos fazer muito. Trabalhar as nossas metas para as ações de imagem pública nos distritos e clubes é o desafio para desenvolver um material que fortaleça a imagem do Rotary. Às lideranças que deixaram o cargo, nossos agradecimentos pelo esforço e apoio no fortalecimento da marca do Rotary nesse ano que se encerrou. Aos líderes que estão entrando, sucesso, e contem com os coordenadores regionais para que juntos possamos ser um presente para o mundo.

* Os autores são Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para ernoe@terra.com.br e vbertagnoli@hotmail.com