O que o seu clube fará no Dia do Voluntariado do Rotary?

fev 7, 2022

Saudações, caros agentes de transformação do Rotary,

No início do ano rotário, pedi a todos os clubes que planejassem e realizassem pelo menos um evento por ocasião do Dia do Voluntariado do Rotary. A iniciativa deve atender a uma necessidade que a sua comunidade enfrenta que esteja inserida em uma ou mais áreas de enfoque do Rotary, e deve reunir voluntários de dentro e de fora da organização.

Os Dias do Voluntariado do Rotary podem motivar Rotary, Rotaract e Interact Clubs a planejarem projetos inovadores e impactantes. Eles podem mostrar os frutos do seu trabalho como pessoas em ação e apresentar o clube a associados em potencial.

Estou inspirado pelo que tenho visto até agora e quero falar de um projeto que chamou minha atenção.

Estima-se que na Índia existam 74 milhões de pessoas com diabetes, uma das doenças mais letais que existem. Além disso, cerca de 50% dessas pessoas permanecem não diagnosticadas.

O Rotary, junto com a Sociedade de Pesquisa para o Estudo do Diabetes da Índia, viu a necessidade urgente de diagnosticar, rastrear e tratar essas pessoas. Trabalhando juntos e com outras organizações, montamos centros para testes de glicose em todo o país em 29 de setembro, que é o Dia Mundial do Coração.

Esses centros foram instalados em mais de 10 mil locais na Índia, com a participação de mais de 2.000 Rotary e Rotaract Clubs. Mais de 1 milhão de testes foram realizados em um único dia, um marco reconhecido pelo Asia Book of Records. Entretanto, mais importante do que quebrar um recorde é o fato de que dezenas de milhares de pessoas descobriram que têm diabetes. Elas agora poderão se tratar e também foram informadas de que devem adotar medidas extras para se proteger da Covid-19 e de várias outras doenças causadas ou agravadas pelo diabetes.

No aniversário do Rotary, em 23 de fevereiro, vamos comemorar com mais serviço, mostrando o que fazemos nas nossas áreas de enfoque. Estou ansioso para ouvir sobre seus Dias de Voluntariado do Rotary. Compartilhem seus projetos no Rotary Showcase ou naveguem pelo site para encontrar inspiração e parceiros para iniciativas. Em especial, encorajo vocês a fazerem projetos que visem o empoderamento de meninas, visto que elas foram afetadas de forma desproporcional pela pandemia. O programa de empoderamento de meninas está repercutindo muito bem entre rotarianos e não rotarianos. Governos e ONGs em vários países estão valorizando muito essa iniciativa. Continuemos concentrados nela.

Também estou feliz que o programa Cada Um Traz Um está tendo bons resultados. Vamos garantir que todos os associados apresentem ao menos uma pessoa ao Rotary, e que todos trabalhemos para engajar novos associados e mantê-los em nossos clubes.

Em tudo o que fizermos, lembrem-se de que devemos nos esforçar para crescer mais e fazer mais enquanto nos dedicamos a Servir para Transformar Vidas.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.