Colunistas

O quadro associativo como prioridade

ago 1, 2018

Prezados companheiros rotarianos,

Um famoso ditado diz assim: “Se você quer mudar o mundo, vá para casa e ame sua família”. Isso não significa que devemos ignorar as necessidades dos outros, mas, sim, que temos de prestar atenção às nossas necessidades internas.

Pode ser tentador, quando nossa prioridade é servir, focar apenas naquilo que se parece com serviço: os projetos, o planejamento, os trabalhos que produzem um benefício visível para aqueles que dele necessitam. No entanto, para fazer isso funcionar efetivamente, precisamos manter nossa própria casa em ordem. No Rotary, isso significa viver de acordo com os princípios da organização, tratar os outros com respeito e seguir a Prova Quádrupla. Significa maximizar nosso impacto, planejando cuidadosamente e administrando nossos recursos com sabedoria. E também cuidar da saúde de longo prazo da nossa organização, garantindo que nosso quadro associativo seja forte, engajado e saudável.

Por 20 anos nosso quadro associativo tem girado em torno da marca de 1,2 milhão de rotarianos. Não estamos crescendo e nossos associados estão ficando mais velhos. Há muitos clubes sem o conhecimento ou a motivação necessária para causar impacto: clubes que não sabem o que estamos fazendo globalmente, clubes que desconhecem nossos programas e nossa Fundação, que sequer sabem como se envolver. E com um quadro associativo ainda majoritariamente masculino, claramente não estamos fazendo o suficiente para nos tornarmos a organização escolhida pelas mulheres que querem prestar serviços.

Somos, antes de tudo, uma organização de voluntários. Para atingir os objetivos que definimos para nós mesmos, precisamos colocar o quadro associativo em primeiro lugar. Todos nós temos a responsabilidade de levá-lo a sério, não apenas convidando associados em potencial, mas também garantindo que os novos rotarianos sejam bem recebidos em clubes onde possam ser aproveitados adequadamente. Se você perceber que alguém parece estar perdido ao chegar a um evento, certifique-se de que essa pessoa tenha um lugar para se sentar e seja incluída na conversa. Se você é entusiasta de um programa do Rotary, certifique-se de que seu clube esteja informado e saiba como se envolver. Se identificar uma necessidade em sua comunidade, leve o assunto para a reunião da semana. Se quisermos fazer parte de uma organização forte, ativa e que causa impacto, devemos começar tudo isso em casa e ser a inspiração no Rotary.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.