Quando falamos no quadro associativo, não podemos deixar de reconhecer o potencial do público jovem, externo e interno. São muitos os caminhos que precisamos percorrer com o objetivo de renovar as lideranças de nossa organização, oxigenando ideias e descobrindo outras modalidades de comunicação e de interesse junto à sociedade.

Temos que investir no Interact e no Rotaract, apoiando-os e expandindo o número de clubes e integrantes destas organizações. Em visita ao distrito 5170, da Califórnia (EUA), vimos um evento com 3.000 interactianos trabalhando unidos em ações sociais e de arrecadação de fundos. Ficamos surpresos ao descobrir que ali só estava presente a metade dos interactianos do distrito. Isto mesmo: com 6.000 interactianos, o distrito 5170 é o maior do mundo neste quesito. Você consegue imaginar o potencial deste distrito para o futuro?

E não venham dizer que os integrantes do Rotaract e do Interact não se tornam rotarianos. Se não se tornam, é por nossa culpa, vamos reconhecer. Precisamos transformar o Rotary em um sonho de consumo para os jovens da nossa organização. Quem nunca ouviu coisas como “Estes jovens são muito complicados” ou “Eles só querem nosso suporte financeiro”? E quanto aos jovens de nossa comunidade e de nossas famílias? Uma primeira dica: não convide apenas um conhecido seu, mas no mínimo dois ou três, para que eles se sintam confortáveis no clube. Muitas das grandes lideranças rotárias brasileiras são filhos de rotarianos – e muitas vezes, de governadores de distrito. Já está no sangue. Você já convidou seus filhos ou netos para participar da nossa organização?

O tempo passa. Se não levarmos mais a sério as novas gerações e a juventude rotária, com certeza nossa organização pagará um preço muito caro por isso. Líderes jovens tendem a ser grandes fatores para termos clubes mais eficazes. Os clubes têm que compreender as tendências atuais e se reinventar, tornando-se mais atraentes para as nossas comunidades. A força do jovem não pode ser desperdiçada. Mas não pensem que eles permanecerão nos clubes apenas ouvindo discursos, sem ver as coisas acontecendo de verdade em suas comunidades.

Os jovens são inquietos. Nos dias de hoje, ninguém tem tempo a perder. É assim que eles são: menos palavras, mais ações. Com a presença do jovem, seu clube será muito mais ativo, mais eficaz e, com certeza, mais forte na comunicação com sua comunidade.

Pense nisto: não pense muito. Convide dois jovens agora mesmo e se surpreenda!

* Os autores são Altimar Augusto Fernandes e Antonio Henrique de Vasconcelos, coordenadores do Rotary para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.