No Seminário da Família do distrito 4590, em novembro último, foi apresentada a jovem Júlia Ito Lander, de 22 anos, selecionada pela Fundação Rotária para o curso de mestrado no Centro Rotary pela Paz localizado na Universidade de Uppsala, na Suécia.

Desde os 13 anos, Júlia se dedica a trabalhos voluntários tanto no Brasil quanto no exterior. Seu voluntariado inclui trabalho com crianças em situação de vulnerabilidade social, hospitalizadas em decorrência de câncer e enfermos sem condições econômicas para custear os tratamentos de saúde. Com crianças e jovens, ela trabalhou no aconselhamento de valores universais, como respeito, bondade, solidariedade, honestidade, amizade e humildade.

Além de várias outras missões, Júlia participou em 2013 da 16ª edição da Simulação das Américas da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na Universidade de Brasília, onde recebeu menção honrosa por sua atuação no Conselho de Direitos Humanos da ONU, como delegada do Reino Unido.

Transcritas abaixo estão as palavras de Júlia na redação, parte do formulário de inscrição para a Bolsa Rotary pela Paz:

“Qual o meu papel na sociedade?

Esse é o tipo de pergunta que todos devem responder em algum momento de suas vidas.

Muito antes da faculdade, eu sabia que o meu objetivo era ajudar necessitados, para trabalhar com comunidades carentes, esforçando-me para melhorar o seu bem-estar e dando-lhes ferramentas para desenvolverem-se através de seus próprios esforços.

Meu objetivo é trabalhar com a Política de Ação Humanitária e Projetos de Planejamento, a fim de ajudar as comunidades de áreas negligenciadas ou em conflito.  Portanto, eu decidi moldar a minha carreira na direção do campo humanitário através da participação em projetos sociais, aprendizado de novas línguas, experimentando o intercâmbio cultural e escolhendo as áreas acadêmicas relacionadas.

Coerentemente com a minha trajetória de vida, depois de me formar em relações internacionais, o próximo passo será buscar a especialização no assunto, tendo um mestrado, o que aumentará a minha consciência sobre os problemas humanitários globais, permitirá que eu entre em contato com organizações internacionais e, finalmente, que eu encontre um lugar onde eu possa realmente fazer uma grande diferença.

Nesse sentido, a Bolsa Rotary pela Paz parece ser a escolha mais adequada para eu prosseguir após a universidade”.

Júlia foi indicada pelo Rotary Club de Rio Claro-Cidade Azul, em São Paulo. Você tem dúvidas de que ela fará a diferença na vida de muitas pessoas?

Leve essa notícia para o seu clube e procurem jovens como a Júlia para que o Rotary possa realmente brilhar por meio da Paz e Resolução de Conflitos.

* Os autores são Celso Alves e Paulo Augusto Zanardi, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona Rotária 22B e para as Zonas Rotárias 22A e 23A, respectivamente.