Há 110 anos, rotarianos de todos os continentes, culturas e campos de trabalho têm se reunido para agir em suas comunidades e em todo o mundo. Com o compromisso de alcançar uma mudança duradoura, nós trabalhamos juntos para capacitar jovens, melhorar a saúde, promover a paz e trabalhar em prol do progresso comunitário.

Com base nas diversas formas pelas quais os rotarianos têm servido, o Rotary concentrou-se em seis áreas de enfoque que refletem as necessidades mais críticas e abrangentes da humanidade: paz e prevenção e resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; recursos hídricos e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; desenvolvimento econômico e comunitário. Rotarianos planejando projetos humanitários devem considerar oportunidades para implementar atividades inovadoras nestas seis áreas.

Neste mês de outubro, pretendo que os rotarianos conheçam ações que podem contribuir para melhorar as condições sociais de milhares de pessoas de nossas comunidades por meio de projetos apoiados pela Fundação Rotária. Iniciativas que irão concorrer para o desenvolvimento econômico e comunitário das populações carentes. Que darão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, contribuindo para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes.

O Rotary apoia investimentos voltados à promoção de avanços mensuráveis e duradouros nas vidas de pessoas e comunidades. A Fundação Rotária nos capacita a fomentar esse desenvolvimento econômico e comunitário por meio de diversas ações:

Capacitando empresários, líderes comunitários, organizações locais e redes comunitárias para que promovam desenvolvimento econômico em comunidades carentes;

Desenvolvendo oportunidades de trabalho produtivo;

Reduzindo a pobreza nas comunidades;

Apoiando estudos ligados ao desenvolvimento econômico e comunitário.

Não esqueça: o Rotary é formado por líderes de diversos continentes, culturas e áreas de atuação que se unem e entram em ação para ajudar comunidades em todo o mundo.

* O autor é José Ubiracy, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br