O mundo e o Rotary em plena mudança

mai 4, 2020

Caros rotarianos, rotaractianos e amigos,

Aumentar nossa capacidade de adaptação: esse é um dos objetivos do novo Plano de Ação do Rotary. E como temos visto essa capacidade ser posta à prova este ano.

Em março, Gay e eu tínhamos uma agenda de viagens com visitas a dez países ao longo de 30 dias. No 11º dia, já havíamos participado de uma missão médica no Zimbábue, das atividades da Semana Commonwealth em Londres e estávamos fazendo nossas malas para a Suíça e Liechtenstein.

No entanto, durante o jantar do Alto Comissariado para o Paquistão, na capital inglesa, recebemos a notícia de que não nos seria mais possível cumprir nosso itinerário. Então, em vez de voar para Zurique, retornamos à Sede Mundial do Rotary, em Evanston, Estados Unidos.

No decorrer de março, as notícias sobre a Covid-19 se tornaram cada vez mais sérias em todo o mundo. Seguindo o conselho das autoridades locais, cancelamos as Conferências Presidenciais da ONU que faríamos em Paris e em Roma. Logo a Organização Mundial da Saúde declarou o vírus uma pandemia global e consultamos outras autoridades em decisões críticas. Pedimos a todos os clubes e distritos do Rotary que evitassem as reuniões presenciais até segunda ordem e que as substituíssem por reuniões virtuais. Agradecemos a todos os distritos e clubes que se adaptaram tão rapidamente.

O Conselho Diretor do Rotary fez sua primeira reunião virtual para tomar a decisão mais difícil de todas: cancelar nossa Convenção de 2020. Assim como os mais de 20 mil inscritos, também estou desapontado. Agimos para proteger a saúde e a segurança dos participantes da Convenção e de suas famílias, amigos e colegas, bem como daqueles que vivem em Honolulu. Estou confiante de que tomamos a decisão certa.

Quero agradecer à Comissão da Convenção de Honolulu, à Comissão Anfitriã, à Comissão de Promoção da Convenção de 2020 e aos funcionários do Rotary por terem planejado aquela que teria sido uma de nossas melhores convenções até hoje. Aprecio o esforço de vocês.

A edição de maio da The Rotarian seguia para a gráfica quando o cancelamento da Convenção foi decidido, e muitas outras decisões em todo o mundo do Rotary ainda estavam no ar. As edições futuras da The Rotarian e das revistas regionais, assim como as mídias sociais do Rotary e das nossas publicações, manterão você informado.

Começamos o ano 2019-20 promovendo a importância do novo Plano de Ação para todos os rotarianos e rotaractianos. Hoje estamos colocando esse plano em prática por necessidade. Isso inclui a possibilidade de proporcionarmos a você uma experiência semelhante a uma Convenção por meio de um evento virtual. Teremos mais a dizer sobre isso em um futuro próximo.

O mundo está mudando rapidamente e o Rotary também. Nossa capacidade de adaptação e nossa força nos ajudarão a navegar nesta experiência. Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa da nossa liderança. Verdadeiramente, O Rotary Conecta o Mundo.

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.