O maravilhoso mundo do Rotary

fev 1, 2018

Estou escrevendo esta mensagem em San Diego, nos EUA, onde participo da Assembleia Internacional de 2018. Aqui, para qualquer lado que se olhe, você verá alguém com um sorriso em sua direção. As diferenças de idioma, vestimentas, cultura, alimentação, nada disso interfere para que haja amizade e um congraçamento geral.

Que tal se ampliássemos para o restante do mundo esse clima de fraternidade que reina em nossa Assembleia Internacional? Que tal olharmos sempre as pessoas, mesmo que diferentes de nós, com o mesmo olhar que temos aqui? Esse olhar de compreensão, de querer ajudar, de querer facilitar a vida de todos.

O que mais vejo na Assembleia é rotariano pedindo ajuda. Todo mundo quer saber onde fica tal sala, onde se pode comprar alguma coisa, onde é a farmácia e (por incrível que pareça) mesmo pessoas que não estão acostumadas com o local fazem de tudo para ajudar quem precisa.

Em nossa vida, devemos fazer como aqui e estar sempre atentos para auxiliar alguém – e se não pudermos ajudar, pediremos para quem possa. Quando dedica um gesto de atenção a uma pessoa, você está criando uma partícula do bem e espargindo-a para o Universo. Vamos começar por nossa casa, por nossa empresa, com os nossos funcionários, e assim por diante. Essa corrente do bem vai se expandido e, com certeza, tornará o mundo melhor para você e todos os demais.

Por outro lado, aqui não vejo ninguém com fome, ninguém doente, ninguém com o olhar para o infinito. Vejo pessoas vibrantes com os objetivos a serem alcançados.

Será que alguém pode estar em paz quando seu filho está passando fome, doente ou sentindo dores, sem ao menos ter o dinheiro necessário para comprar remédio e comida por estar desempregado?

Como rotarianos, devemos ir ao encontro desses menos favorecidos para que possamos criar a cultura do bem-estar para todos, ou seja: o mínimo necessário para que uma pessoa tenha a oportunidade de viver em paz com sua família e em sua comunidade.

Uma das nossas áreas de enfoque é Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos. O Rotary patrocina cursos para que jovens se aperfeiçoem em nível de mestrado para resolver conflitos que nem mesmo as forças bélicas conseguiriam resolver. Por meio da nossa ajuda financeira, temos a oportunidade de melhorar o mundo no atacado, porém é no varejo que nossos clubes atacam conflitos como a falta de estudos, de trabalho e de moradia.

Se cada Rotary Club puder realizar um projeto voltado ao estabelecimento da paz em sua comunidade, não importa de que maneira, seremos um mundo com uma egrégora muito melhor, capaz de emanar melhores energias para o Universo.

Fiquem em paz e façam a diferença.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com