ARTIGOS

O Jubileu de Ouro do Interact

ago 7, 2012

O que podemos fazer por nossa juventude? Talvez tenha sido esta a pergunta que mobilizou Harold T. Thomas, presidente 1959-60 do Rotary Internacional, para formar um clube de abrangência mundial, à semelhança deste, destinado especificamente à juventude de sua época. A partir do reconhecimento de que o futuro do mundo está nas mãos dos jovens, Harold Thomas buscou convencer pessoas e angariar adeptos a esta idéia, de forma que ela se transformasse em uma realidade.

Nomeou uma comissão composta por cinco rotarianos e deu início a esta árdua empreitada que apenas conseguiria se efetivar dois anos depois. Apesar das dificuldades decorrentes da magnitude de seu desejo, o primeiro Interact Club foi fundado no dia 5 de novembro de 1962, contando com a energia e iniciativa de 23 jovens estudantes da Melbourne High School, localizada na Florida, EUA. O nome Interact significa International Action (Ação Internacional) já evidenciando a intenção de seus idealizadores de torná-lo uma realidade em todo o mundo.

Cada Interact Club conta com o patrocínio e orientação de um Rotary Club de sua localidade, demonstrando o compromisso cotidiano do Rotary com os jovens de 14 a 18 anos. Porém, ao mesmo tempo, os Rotary Clubs locais conferem autonomia administrativa ao Interact, de forma a incentivar os jovens a criarem um senso de compromisso para que, desde cedo, aprendam a ter responsabilidade para dirigir suas ações da melhor maneira possível.

Assim, para o Interact, o Rotary é o apoio. E para o Rotary, o Interact é a aposta. Esta é a fórmula que traduz o sucesso desta parceria que há 50 anos vem contribuindo para a construção de um mundo melhor.

O objetivo do Interact é prestar serviços que contribuam para a melhoria das condições de vida da comunidade local e também internacional. Assim, os projetos elaborados por eles priorizam áreas como a saúde, educação e meio ambiente, promovendo eventos, doações, campanhas e ações solidárias de todo o tipo a partir da valorização do trabalho voluntário.

Podemos dizer, com alegria, que o sonho de Harold Thomas e a iniciativa dos alunos da Melbourne High School foram difundidos de forma que o Interact Club é uma realidade existente em 155 países do globo, contando com 341.527 interactianos distribuídos em 14.849 Interact Clubs.

O Brasil é um dos quatro países que mais possuem Interact Clubs no mundo, contanto com 813 Clubs e 18.699 interactianos espalhados em 38 distritos rotários.  Graças a esta idéia e à força de vontade de muitos, podemos hoje comemorar os 50 Anos do Interact Club.

Parabéns, Interact!

O autor é Otto Ricardo Hornhardt Filho, associado ao Rotary Club de Limeira-Sul, SP (D.4590).