O Instituto Rotary da Imagem Pública (parte 1)

out 1, 2019

Não quis esperar a próxima edição para relatar os eventos do recém-concluído Instituto Rotary em Brasília, encerrado em 9 de setembro. Mas, entre vários comentários, o que melhor o resumiu foi o título: o da Imagem Pública.

Denise e eu, Luiz Gustavo e Patrícia queríamos um Instituto com um ambiente de Assembleia Internacional de San Diego: denso em conteúdo, leve no formato. Instrutivo, porém divertido. Pesado nas palestras, mas intenso nas celebrações. O comitê organizador do distrito 4530 encampou o conceito de imediato.

Antes de tudo, as melhorias para Salvador. No próximo ano, teremos o catálogo distribuído no Seminário de Treinamento de Governadores Eleitos (Gets), antes do Instituto. E os jovens terão espaço de uma hora de sessão plenária, incluindo Rotaract, Interact, programa de Intercâmbio e bolsistas. Eles nos ajudarão a definir o conteúdo das apresentações.

Agora, de volta a Brasília. Primeiro tivemos um Gets com a noite de hospitalidade, inspirado na Convenção Internacional. Nele, dez casais de rotarianos brasilienses recepcionaram os 31 governadores eleitos em suas casas, aproximando as lideranças brasileiras dos rotarianos da capital federal. Detalhe: o treinamento dos representantes distritais do Rotaract (RDR) aconteceu simultaneamente, inclusive com sessões conjuntas.

No dia 4 de setembro, o seminário conjunto dos eleitos e indicados, com cônjuges e rotaractianos, integrando a Família Rotária de fato, somando 184 participantes. Palestras com juventude, planejamento estratégico e inovação em Rotary, tema desenvolvido pelo chefe de planejamento estratégico mundial, Tom Thorfinnson.

Ao mesmo tempo, em São Paulo, o presidente do Rotary, Mark Maloney, e eu participávamos de reunião com o prefeito da capital, Bruno Covas, para iniciar uma parceria estratégica com a cidade. Logo após, a visita ao Colégio Rio Branco (maior iniciativa de rotarianos na área educacional no Brasil), dirigido pelo ex-governador Nahid Chicani, e um jantar de celebração da visita, com 497 rotarianos e cônjuges. O presidente Mark deu entrevista ao vivo à TV Brasil, para o jornalista Hermano Henning, reforçando os temas focais do Rotary. E vários Major Donors foram reconhecidos, numa noite de captação de 110 mil dólares para a Fundação Rotária.

Em 5 de setembro, o Seminário da Fundação Rotária e da Associação Brasileira da The Rotary Foundation atraiu 295 participantes, evidenciando o interesse pelo tema. Um pouco menos compareceu aos seminários de desenvolvimento do quadro associativo.

A agenda de quinta-feira estava lotada. Simpósio Pró-Paz, destinado aos rotarianos e bolsistas interessados no tema, a Academia Brasileira Rotária de Letras, que reconhece os escritores de temas rotários, treinamento dos RDRs e RDIs (representantes distritais do Interact), treinamento dos Cadres distritais, num ambiente onde mais de 550 rotarianos e jovens trocaram experiências e aprenderam técnicas em várias salas temáticas. E a Feira de Projetos, com a submissão de 155 Subsídios Globais qualificados à procura de parceiros, com 94 rotarianos aprendendo nas oficinas práticas de projetos. Sem esquecer o Seminário de Imagem Pública, afinal este foi o aspecto que mais caracterizou essa etapa do Instituto no Brasil.

Mas o Instituto nem havia começado. Aguardem a próxima edição.

* O autor é Mário César de Camargo, diretor 2019-21 do Rotary International.

mario.cesar@graficabandeirantes.com.br