A humanidade e os seres que a integram evoluíram ao longo do tempo graças às contribuições feitas geração após geração. E esse legado, oferecido por nossos antepassados — pais, familiares, comunidade, países e povos do mundo —, constitui o presente que vivemos e o futuro que é nossa responsabilidade construir.

É nessa construção do futuro que o Rotary dá seu apoio a partir daquilo que o torna uma organização distinta e que está representado pelo conceito de Serviços Profissionais. Servir a partir

de nossa profissão, ou vocação, dá-nos oportunidade de ensinar nossos valores éticos por meio do exemplo e também de tratar os demais como gostaríamos de ser tratados.

A observação de elevadas normas éticas nas atividades profissionais e empresariais é peça chave e insubstituível para o sucesso de uma pessoa como ser humano e como rotariano.

Talvez por isso, desde seu início, o Rotary enfatiza o lema Mais se Beneficia Quem Melhor Serve e faz disso base para suas ações. Hoje em dia, os princípios éticos do Rotary adquirem mais relevância do que nunca e nossa tarefa não é proclamá-los, mas sim exemplificá-los no âmbito de nossas profissões e ocupações por meio de conduta íntegra e honesta.

Compreender o verdadeiro conceito de Serviços Profissionais é conscientizar-se de que a felicidade que apoiamos e o serviço que prestamos aos outros por intermédio de nossa atuação profissional dão vida ao lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. É tornar visível o verdadeiro espírito rotário e dar ao Rotary uma identidade diferente de qualquer outro tipo de organização semelhante.

O Rotary é formado por pessoas que possuem interesses comuns e profissões distintas, e quando elas — com mente aberta e mãos solidárias — dedicam-se ao serviço para a comunidade, o conceito do que é o Rotary para a sociedade adquire um significado muito mais profundo.

Se o conceito de Serviços Profissionais não existisse, o Rotary se reduziria a ser simplesmente uma organização de serviços prestados à comunidade. E se anulássemos a ética nos Serviços Profissionais, destruiríamos o conceito primário da conduta. Por isso, no Rotary, a ética é um princípio que não tem fim.

Neste mundo tão contraditório no qual a maioria se interessa mais em ter do que em

ser, é exatamente esse o grande desafio que o Rotary e cada um de nós temos que enfrentar,

se de fato quisermos iluminar o mundo por meio de nossas profissões e vocações.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.