Marca é a representação simbólica e que permite identificação imediata. Na simbologia do Rotary temos o distintivo rotário, que nos identifica como parte desta grandiosa organização. Temos observado que o distintivo tem sido pauta de discussões nas mídias sociais, com questionamentos como: “O uso do nosso distintivo é coisa ultrapassada?” ou “Ainda é motivo de honra e orgulho o uso do distintivo rotário?”. Instigação surgida da observação do comportamento de rotarianos, companheiros empresários, companheiros profissionais liberais, companheiros de alta representatividade que não costumam usar o distintivo rotário quando no exercício de suas atividades, mas somente em reuniões do Rotary.

Ao refletir sobre estas questões, percebo que precisamos rever os três elementos da marca: a declaração de essência (uma breve explicação do que somos e o que fazemos), os valores (as nossas ações, nosso comportamento e aquilo em que acreditamos) e a nossa voz (como nos expressamos, que tom se utiliza para falar da organização). Dizemos que, em essência, “o Rotary une líderes que trocam ideias e entram em ação”. Devemos ser um reflexo desta afirmação quando falamos com não rotarianos. E aqui entra a importância do uso do distintivo.

Temos uma história de conquistas fantásticas que destacam o nosso potencial ilimitado. Fruto do trabalho árduo, de clubes fortes e de rotarianos dedicados, que nos fazem diferente de qualquer organização. E que nos fazem ter orgulho do Rotary e querer que ele continue causando alto impacto positivo no mundo. Com o distintivo rotário temos a oportunidade de mostrar o que somos e fazemos e divulgar nosso impacto no mundo.

Ao usarmos a nossa identificação rotária nós fortalecemos a nossa marca, reposicionamos a nossa imagem. Nós criamos pontes para atração de novos associados, especialmente quando estamos participando de encontros profissionais. O uso do distintivo rotário é essencial para o nosso sucesso. É um grande erro ignorá-lo.

O que precisamos fazer é redescobrir o alicerce sobre o qual construímos a nossa organização: a ênfase em altos padrões éticos em todos os aspectos de nossa vida. Precisamos refletir a nossa essência, aproveitando a diversidade de conhecimentos em todos os clubes. A verdade é que o potencial do Rotary e o uso do distintivo rotário dependem da habilidade de cada rotariano em transmitir eficazmente nossa mensagem em suas comunidades.

*  A autora é Vera Canto Bertagnoli, coordenadora da Imagem Pública do Rotary para a Zona 22B.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para vbertagnoli@hotmail.com