Por muitos anos, os rotarianos sonharam criar um centro acadêmico patrocinado pelo Rotary que fosse dedicado à paz e à compreensão mundial. Várias iniciativas foram aproximando o sonho da realidade, até que em 1996, sob a liderança do então presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, Rajendra Saboo, uma comissão foi formada para conceber a ideia de um centro educacional, instituto ou estabelecimento de ensino dedicado a Paul Harris, em homenagem ao 50° aniversário de sua morte, ocorrida em 1947.

Em 1999, os curadores da Fundação aprovaram um plano de parceria com oito instituições que viriam a abrigar os Centros Rotary de Estudos Internacionais nas áreas de paz e resolução de conflitos. Hoje, com seis universidades parceiras, mostramos o compromisso do Rotary com a paz.

A indicação de um candidato às Bolsas Rotary pela Paz é bem simples. É essencial promover o programa para encontrar candidatos qualificados. O endosso de um candidato não exige contribuição do Fundo Distrital de Utilização Controlada e o distrito pode indicar mais de um.

Selecionado para a Universidade de Queensland, na Austrália, Daniel Castanheira foi indicado pelo distrito 4500. Bacharel em direito pelo Centro Universitário de João Pessoa, ele foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil em 2009 e atualmente cursa mestrado em relações internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior.

“Em 2014, o rotariano João Bosco, do Rotary Club de João Pessoa-Norte, publicou no Facebook informações a respeito das Bolsas Rotary pela Paz. Amiga dele na rede social, uma vez que meu irmão caçula já havia feito o intercâmbio cultural do Rotary International, minha mãe me repassou os detalhes do programa”, Daniel relembra. “Dirigi-me então ao Bosco para obter mais informações, iniciando meu processo de candidatura com a ajuda fundamental do clube dele e do distrito”.

Em outubro do ano passado, Daniel foi selecionado para a Universidade de Queensland. “Farei parte da 14ª turma de Bolsistas Rotary pela Paz. Meu mestrado deve começar em fevereiro de 2016, com duração de 18 meses”. O objetivo dele é capacitar-se para iniciar uma carreira internacional.

“Sinto-me honrado em ser selecionado. Vou me dedicar a retribuir essa confiança depositada em mim”, afirma. “Desde já, destaco que estarei sempre à disposição do Rotary para quaisquer atividades que sejam necessárias.”

* Os autores são Celso Alves e Paulo Augusto Zanardi, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona Rotária 22B e para as Zonas Rotárias 22A e 23A, respectivamente.