O ano de expandir o Rotary

ago 1, 2019

Meus caros amigos,

Durante o ano 2019-20, incentivarei rotarianos e rotaractianos a expandir o Rotary. Devemos aumentar a quantidade dos nossos serviços, o impacto dos nossos projetos e, principalmente, a nossa base de associados para que possamos ir ainda mais longe.

Vamos tentar uma nova abordagem, mais organizada e estratégica. Peço a todos os clubes que formem uma Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo ativa, composta de pessoas com experiências diversas e que buscarão metodicamente aqueles que exercem liderança localmente.

Essa comissão deverá então aplicar o sistema de classificação do Rotary – criado para garantir que a gama de profissões da comunidade esteja bem representada – para identificar líderes potenciais com a habilidade, o talento e o caráter que fortalecerão o clube. Se a comissão não souber exatamente como proceder, basta consultar a lista de verificação da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo em Rotary.org.

Outra forma de aumentar nossa conexão para o crescimento do Rotary é formando novos tipos de clubes, sejam eles independentes ou satélites, com um cardápio variado de reuniões e oportunidades de voluntariado. Isso deve ser feito tanto em lugares onde o Rotary não tem presença como naqueles nos quais está prosperando. Nenhum Rotary Club do mundo pode atender todos os segmentos demográficos e preferências. Portanto, devemos organizar novos clubes para engajar os líderes comunitários que não conseguem se conectar com os clubes existentes.

Para o Rotary crescer, temos de fortalecer e multiplicar as conexões que distinguem a nossa organização. Em 2019-20, vamos nos comprometer com o crescimento do Rotary e dar as boas-vindas à próxima geração de mulheres e homens que ajudarão o Rotary a conectar o mundo.

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.