Paul Harris certa vez afirmou: “O Rotary deve ser criativo e não meramente receptivo. O talento dos grandes homens de negócio deve ser dirigido à tarefa de encontrar novos caminhos e formas de tornar prático o conceito de ‘fraternidade humana’”.

Tenho enorme prazer em me debruçar na singela história do Rotary, buscando na origem da ideia de Paul Harris todo o roteiro que seria traçado ao longo das décadas. Como o andar trôpego de uma criança, o início requereu de Paul paciência e esperança para a frutificação da semente semeada. Em seu livro Meu caminho para o Rotary, ele confessa que “muitas vezes se sentia cansado e desanimado”. Ele desejava que outros sonhassem o seu sonho.

No terceiro ano de sua fundação, o Rotary Club de Chicago admitiu Chesley Perry, que se tornaria um entusiasta na solidificação e expansão do Rotary. Ele era o companheiro que faltava para a longa caminhada iniciada em 1905. Paul Harris reconhecia que o desenvolvimento do Rotary se devia a muitos outros rotarianos. Com relação a Chesley, ele disse, segundo o livro Um século de serviços, de David C. Forward: “Se me chamarem de arquiteto do Rotary, peço então que deem a ele o título de construtor do Rotary International”. Perry foi o primeiro secretário-geral de nossa organização e permaneceu no cargo por 32 anos, até se aposentar em 1942.

Numa sociedade egoísta onde cada um quer os louros para si, é reconfortante saber que Paul Harris sabia reconhecer os méritos de todos aqueles que, ao seu lado, levaram adiante a expansão dos Objetivos do Rotary. Assim tem sido ao longo dos nossos 110 anos. Rotarianos em posições de destaque ou não enriquecem a história do Rotary, seja com ideias ou atuações na vasta programação, dando relevo local ou internacional ao Ideal de Servir, que é o grande objetivo da nossa organização.

O apelo de Paul Harris para que encontrássemos “novos caminhos e formas de tornar prático o conceito de ‘fraternidade humana’” continua atual. A mente do rotariano é fértil e, quando envolvido, ele traz projetos que enriquecem a organização, que espalha essa riqueza para os necessitados.

Para nós, brasileiros, um novo caminho nos foi dado a percorrer com a criação da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF). O caminho aberto para as contribuições de empresas jurídicas. Com a sua criação e ação surgiram programas como o Seguro Solidário, o Empresa Cidadã e outros mais que possibilitam o envolvimento de empresas, sejam elas de rotarianos ou não. Ao entrar no site da ABTRF (www.abtrf.org.br), encontramos os detalhes dos programas.

Percorra esse novo caminho. Este é o convite que fazemos.

* O autor é Gerson Gonçalves, diretor 1993-95 do Rotary International, membro do Conselho Superior da Editora Brasil Rotário e diretor da ABTRF.

Conheça o portal da ABTRF na internet: www.abtrf.org.br