Notícias “quentes” sobre a Fundação

jun 13, 2017

Retornei dia 14 de abril de Evanston, onde participei da reunião dos curadores de abril de 2017, em minha vigésima visita aos EUA desde julho de 2015. Algumas breaking news sobre este ano do centenário:

1) A Fundação Bill & Melinda Gates aumentará seu orçamento para o fundo da pólio, passando-o de 70 milhões para 100 milhões de dólares.

2) Como contrapartida, teremos que arrecadar 50 milhões de dólares em nome da Fundação para o próximo ano rotário.

3) Da captação prevista de 300 milhões de dólares no orçamento para este ano, 219 milhões foram arrecadados até o dia 1º de abril;

4) A Association of Fundraising Professionals, entidade que reúne os profissionais americanos de captação para entidades sem fins lucrativos, elegeu a Fundação Rotária como a fundação mais proeminente do mundo em 2016. Já a rede de televisão CNBC colocou-a como terceira colocada no ranking chamado Dez Organizações Não Lucrativas Que Mudam o Mundo.

5) Para aprovação pelos curadores em setembro de 2017, o comitê de programas montará um projeto piloto de promoção de parcerias entre os distritos para os projetos de Subsídios Globais, aumentando assim o grau de comunicação sobre as ferramentas disponíveis e promovendo o intercâmbio de rotarianos entre os distritos. A iniciativa deverá incluir um Guia para Melhores Práticas de Parceria, atualização dos materiais de treinamento e promoção de webinars entre distritos parceiros potenciais.

6) O saldo do Fundo Distrital de Utilização Controlada não utilizado subiu para 55 milhões de dólares, concentrados em Taiwan, Coreia do Sul e Japão, EUA e Canadá. Como curador brasileiro, estamos em fase de negociação para a vinda de um time de chairpersons de distritos americanos e canadenses das zonas 28 e 29 para conhecer os 21 projetos de distritos do Brasil que aportaram à minha mesa.

7) Até fevereiro de 2017, os retornos sobre investimentos da Fundação foram de 7,1% (Fundo Anual) e 8% (Fundo Permanente), sustentando a política de retorno necessário para manutenção dos programas e, por outro lado, a oscilação atual de mercados de investimento; retorno projetado no orçamento de 4% sobre o portfólio de investimentos.

8) A proporção de clubes participando de projetos de Subsídios Globais passou de 11% em 2013-14 para 13% em 2015-16. O número de projetos aprovados em 2013-14 foi 868; 1.078 em 2014-15; 1.165 em 2015-16; 516 até dezembro de 2016;

9) Nos Centros Rotary pela Paz, há estudos para aumentar o número de certificados emitidos pela Universidade de Chulalongknorn, na Tailândia, que custam em média 11 mil dólares, contra os 70 mil a 125 mil dólares cobrados por uma pós-graduação completa na Universidade de Duke, nos EUA. Com isso, aumentam as chances de regionalização dos centros na África, Oriente Médio e América Latina.

* O autor é Mário César de Camargo, curador 2015-19 da Fundação Rotária.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para mario.cesar@graficabandeirantes.com.br

(Mensagem de maio de 2017)