Nosso valor é medido pelos serviços que prestamos à humanidade

mai 24, 2017

Sob a liderança mundial do presidente John Germ, o novo ano rotário dá às novas lideranças a chance de mostrar a força do Rotary. Mostrar o que é o Rotary em nossas empresas, profissões e nos contatos que travamos. Mostrar oportunidades para que as comunidades vejam os rotarianos agindo com honestidade, generosidade, cortesia e respeito a serviço da humanidade.

Não esqueçamos, caros companheiros, que a missão do Rotary é simples, e que todos devemos tê-la em mente: servir na comunidade, servir no ambiente de trabalho, enfim, servir no mundo. Isso nos mostra os objetivos de prestar serviços humanitários, de fomentar um elevado padrão ético em todas as profissões e buscar a paz e a boa vontade entre os homens.

Esses objetivos de ordem geral, ao longo do tempo, assumiram a forma de programas. Esses programas têm a capacidade de dirigir os nossos esforços e recursos para pontos específicos, alavancando o interesse coletivo e produzindo resultados de expressão mundial.

Os rotarianos têm um compromisso com a humanidade, que inclui a compaixão e a ajuda prática àqueles cujas vidas têm sido afetadas pela pobreza, pela doença, pela ignorância e pelos desastres da natureza. Nosso dever, como rotarianos, é oferecer soluções viáveis aos problemas que afligem a espécie humana. Nosso dever é ajudar aqueles que necessitam de uma simples assistência para recolocar suas vidas no caminho certo.

Oportunidade

Muitos de nós concordam que o Rotary nos tornou melhores seres humanos. Sem o Rotary em nossas vidas, talvez não tivéssemos a oportunidade de dar tanto de nós mesmos. E sem o sistema organizado de prestação de serviços do Rotary, a nossa contribuição talvez não alcançasse tantas pessoas ou chegasse a locais tão distantes! O Rotary nos dá esta oportunidade de fazermos o bem. Não é lícito que sejamos atingidos pelo arrependimento pelas ações humanitárias que deixaram de ser tomadas.

Neste ano rotário ocorrerá o centenário da nossa Fundação Rotária – Fazendo o Bem no Mundo. Um grande momento que nos leva a refletir sobre a responsabilidade que temos com o Ideal de Servir, objetivo maior da nossa instituição, para que sejam cumpridas integralmente as metas fixadas pelo nosso presidente John Germ, fazendo com que o Rotary esteja sempre a serviço da humanidade.

Neste começo de jornada, buscamos alcançar um objetivo comum: mostrar que é possível um Rotary melhor, para comunidades melhores, para um futuro melhor, porque servir à humanidade é a melhor obra de uma vida, como diz o lema do nosso presidente.

Para finalizar, conclamo todos a estarem comigo no Recife – a Veneza brasileira – participando do maior Instituto Rotary do Brasil, nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Espero vocês e seus cônjuges de braços abertos, dando as boas-vindas ao presidente John Germ e sua esposa Judy.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de agosto de 2016)