Colunistas

Nosso mais novo propósito

abr 19, 2021

Este ano, celebraremos o Dia da Terra, em 22 de abril, com um novo propósito. O meio ambiente agora é uma das áreas de enfoque do Rotary. A solução das grandes questões começa por cada um de nós, e há muito que podemos fazer como indivíduos a partir de simples mudanças de comportamento: reduzir o uso de plástico e utilizar a energia de forma responsável, para ficar em apenas dois exemplos. Mas agora temos a oportunidade de nos unir para fazer mais.

Apoiar o meio ambiente não é novidade para o Rotary, pois há tempos os clubes trabalham em questões ambientais com base nas necessidades locais. Agora a mudança climática – um problema que afeta a todos nós, sem distinção – exige a colaboração conjunta mais do que nunca. Alberto Palombo, engenheiro venezuelano que vive no Brasil e é membro da Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária (Cadre), diz:

Alberto Palombo Rotary Club de Brasília-Internacional, DF (distrito 4530)

Alberto Palombo
Rotary Club de Brasília-Internacional, DF (distrito 4530)

Por 30 anos, meu trabalho tem sido me conectar a comunidades e políticos para cuidar do meio ambiente. Hoje, estou entusiasmado com as oportunidades do Rotary para ajudar a reduzir a degradação ambiental e tornar as comunidades mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.

Em todas as comunidades onde temos Rotary, Rotaract, Interact Clubs ou Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário há desafios ambientais. Como rotarianos, podemos nos tornar administradores da sustentabilidade ambiental e adotar os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 em nosso cotidiano, seja em casa, seja no trabalho, seja no clube. Então, podemos incorporar esses princípios aos projetos que fazemos.

Meu clube está envolvido com projetos de água e meio ambiente há bastante tempo. Buscamos oportunidades para capacitar os rotarianos e promover parcerias em nossa região e além dela, trabalhando com grupos como a Rede Interamericana de Recursos Hídricos e o Conselho Mundial da Água. Clubes locais trabalharam com o Grupo Rotary em Ação pela Água, Saneamento e Higiene (wasrag.org) para ajudar o Rotary a conseguir um lugar à mesa durante o Fórum Mundial da Água de 2018, em Brasília, onde discutimos como as comunidades podem se recuperar de desastres ambientais como o causado pelo rompimento de uma barragem de mineração no rio Doce, em Minas Gerais, em 2015.

Cuidar do nosso planeta é um esforço que não tem fim. Para causar impacto, devemos alinhar nossos conhecimentos, habilidades e entusiasmo – e o Rotary é excelente nisso. Como integrante do Grupo Rotary em Ação pela Sustentabilidade Ambiental (esrag.org), tenho visto como nosso trabalho em prol do meio ambiente se encaixa em muito do que já estamos fazendo pela água e em nossas outras áreas de enfoque. Os associados ao Rotary não são meros espectadores; nós agimos. Vamos trabalhar juntos e causar um impacto ainda maior.

O apoio da Fundação Rotária definirá este novo capítulo da nossa história. Vamos contribuir muito para o meio ambiente aproveitando os resultados obtidos em projetos já financiados por Subsídios Distritais e Globais. Vamos procurar maneiras de colaborar mais estreitamente e causar um grande impacto positivo nas questões ambientais globais. E vamos incorporar as preocupações com o meio ambiente em todos os nossos programas, projetos e eventos.

Rotaractianos e participantes de nossos programas para jovens esperam que o Rotary assuma uma posição clara e forneça uma visão de liderança. Trabalharemos com eles, buscando soluções inteligentes para os problemas com os quais terão de lidar. Nossos incríveis associados, redes de contato e a Fundação Rotária nos dão a capacidade de contribuir de uma forma importante e duradoura. Descobriremos juntos como O Rotary Abre Oportunidades para expandirmos nossos serviços e preservamos este planeta que é a casa de todos nós.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.

** Fotos: Samuel Zuder