Nosso impacto no mundo

mai 9, 2022

Saudações, caros agentes de transformação do Rotary,

Fico muito feliz em ver as tendências positivas do quadro associativo do Rotary, graças à sua resposta à iniciativa Cada Um Traz Um. Não podemos diminuir o ritmo. Devemos continuar trabalhando e nos esforçando arduamente para manter todos os associados que conseguimos atrair. Espero vê-los no mês que vem em Houston, durante a Convenção do Rotary International de 2022, que, com certeza, será um ótimo evento.

Também em Houston, em junho, teremos a minha última Conferência Presidencial. Dedicamos os eventos deste ano às áreas de enfoque do Rotary. As conferências têm sido um tremendo sucesso, tanto em termos de participação quanto de ideias que foram trazidas à tona.

Em novembro passado, nossa Conferência nas Filipinas, que se concentrou na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento de economias locais, atraiu 2.200 pessoas online. No Brasil, nosso encontro centrou-se em água, saneamento e higiene, e como isso se relaciona à prevenção e ao tratamento de doenças. Mais de 600 pessoas participaram. Depois, tivemos um evento sobre meio ambiente, economia e paz em Maputo, Moçambique, que atraiu cerca de 400 participantes presenciais e 700 pela internet. Nossa conferência sobre como manter a economia e o meio ambiente em harmonia, realizada em Veneza, Itália, contou com mais de 600 participantes.

Durante esses eventos e minhas viagens pelo mundo, eu me reuni com inúmeros líderes que concordaram em colaborar com o Rotary. Entre eles estão o primeiro-ministro das Ilhas Maurício, o presidente das Ilhas Seicheles, o vice-primeiro-ministro de Bahrein e os presidentes da Albânia e de Kosovo. Claramente, o Rotary está causando impacto no mundo, e o mundo está ansioso pela nossa liderança.

Em Houston, a última Conferência Presidencial se concentrará em uma área na qual o Rotary é líder há muito tempo, com o seguinte tema: Servir para Semear a Paz. No Rotary, tudo o que fazemos ajuda a criar condições que promovem a paz nas comunidades, nas nações e em nós mesmos.

Em março, pude ver em primeira mão a tremenda diferença que o Rotary está fazendo na Ucrânia, com o fluxo de tantos refugiados em direção à Polônia. Doadores contribuíram com milhões de dólares para esse esforço. Nossos projetos estão causando um grande impacto, e há uma enorme gratidão pela generosidade e apoio contínuos de todos vocês.

É de partir o coração ver todas as vidas que foram ceifadas, e o povo ucraniano não é o único a sofrer. A guerra civil devastadora no Iêmen continua. A crise humanitária no Afeganistão está se aprofundando. Conflitos armados afetam nações em toda a África, incluindo Líbia, Sudão do Sul, República Centro-Africana, norte de Moçambique, Etiópia e Camarões. E grandes crises de refugiados continuam na Síria e na Venezuela.

O Rotary estará sempre do lado da resolução pacífica de conflitos e do fornecimento de ajuda e conforto às pessoas carentes, sempre que possível. Nossa organização esteve presente no final da Segunda Guerra Mundial, promovendo a criação das Nações Unidas e defendendo a consolidação da paz em todo o mundo. É tempo de renovar a nossa missão e desempenhar o nosso papel como um dos grandes promotores da paz no mundo.

Não há maneira melhor de Servir para Transformar Vidas do que servindo à causa da paz.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.