Colunistas

Nossa Fundação cuida bem da saúde materno-infantil

mai 25, 2017

A partir da luta contra a poliomielite, certamente uma das iniciativas mais arrojadas e significativas em benefício da humanidade, a Fundação Rotária do Rotary International tem capacitado os rotarianos para que possam, também, promover iniciativas que visem a melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza das crianças. Ela tem ajudado a patrocinar essas atividades humanitárias, que vão desde projetos comunitários a iniciativas globais, beneficiando a saúde materno-infantil em todo o mundo.

Da luta contra a pólio aos Centros Rotary pela Paz, nossa Fundação tem uma bela história para contar. E tudo isso está no livro Fazendo o Bem no Mundo: A história dos 100 anos da Fundação Rotária, que está repleto de episódios fascinantes sobre a jornada da entidade e as pessoas que abriram e trilharam o caminho do servir por meio dela. O livro será lançado em Atlanta, entre 10 e 14 de junho próximo, durante a Convenção Internacional do Rotary.

Vale destacar que dentre as seis áreas de enfoque da Fundação Rotária está a saúde materno-infantil. Milhares de projetos estão sendo realizados pelos clubes rotários em todo o mundo para melhorar a saúde materno-infantil.

A nossa Fundação capacita os rotarianos a atuar nessa área para reduzir a taxa de mortalidade infantil de crianças com menos de cinco anos e a taxa de mortalidade materna; facilitar o acesso a atendimento e tratamento médico essencial para mães e filhos; apoiar estudos ligados à saúde materno-infantil, dentre outras atividades.

Na área de saúde materno-infantil enquadram-se pré-natal; trabalho de parto; fornecimento de equipamentos de pré-natal e atividades informativas para clínicas e hospitais; iniciativas de capacitação para profissionais e líderes da saúde, como médicos, enfermeiros, trabalhadores comunitários e parteiras; iniciativas de capacitação para ajudantes de parto; orientação e acesso a controle da natalidade, planejamento familiar, iniciativas de prevenção ou redução de doenças, como HIV/Aids e papiloma-vírus humano (HPV); orientação e treinamento sobre saúde sexual, principalmente entre meninas adolescentes.

Chama-se a atenção para a criação ou apoio a programas que forneçam vacinas e antibióticos, pois sarampo, malária, pneumonia, Aids e diarreia ainda são as principais causas de morte entre menores de cinco anos. Nesse sentido, é importante a ajuda para evitar a transmissão do HIV de mães para filhos, promovendo o uso de medicamentos antirretrovirais e a elaboração de projetos relacionados a saneamento, água e higiene para melhorar a saúde das crianças. Sabe-se que todo ano milhões de crianças menores de cinco anos morrem em decorrência de má nutrição, assistência médica precária e instalações sanitárias inadequadas.

Por meio desse apoio e assistência materno-infantil, a Fundação Rotária tem ajudado muito as mães e filhos carentes de todo o mundo.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de abril de 2017)