Nossa diversidade é nossa força

mai 22, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Com visão e coragem, há 40 anos o Rotary Club de Duarte, Califórnia, EUA, admitiu três mulheres, uma verdadeira afronta aos Estatutos do Rotary International da época. Como resultado, ele foi desativado.

Persistentes e sem se dar por vencidos, os associados continuaram a se reunir. Permanecendo resolutos em lutar pelo direito das mulheres de entrarem para o Rotary, eles colocaram um X em cima da insígnia rotária que portavam e passaram a dizer que pertenciam ao Ex-Rotary Club de Duarte. Dez anos depois, com o clube reintegrado à organização, seus associados ficaram orgulhosos em enviar Sylvia Whitlock, sua primeira presidente, ao Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos. Poucos anos depois, em 1989, nosso Conselho de Legislação votou em eliminar de uma vez por todas o status do Rotary como uma organização integrada somente por homens.

Hoje, graças às nossas 259 mil rotarianas, estamos mais fortes e competentes. Somos homens e mulheres espalhados em mais de 35 mil clubes ao redor do mundo dedicados a transformar vidas. Precisamos de homens e mulheres de todas as idades, culturas, profissões e níveis de experiência nos nossos clubes. Precisamos estar representados em todas as cidades e países. Quanto mais nossos clubes refletirem as comunidades em que estão inseridos, melhor as serviremos. Nossa diversidade é nossa força.

É difícil para a maioria de nós imaginar uma época em que havia rotarianos que eram contra o ingresso de mulheres nos clubes. Olhando em retrospecto, penso que tal oposição veio simplesmente da resistência a mudanças. Os rotarianos daquele tempo adoravam o Rotary como ele era, e não conseguiam pensar em estar ligados a um novo Rotary.

Continuamos adorando o Rotary. Adoramos as amizades e contatos de negócios que fazemos em nossos clubes e a capacidade de servirmos à humanidade. Sabemos que a organização agrega valor às nossas vidas e ao mundo. Também sabemos que, se quisermos crescer, teremos que aceitar o mundo como ele é – com todas as suas oportunidades, desafios, diferenças e necessidades.

Os rotarianos de hoje têm uma dívida de gratidão para com aqueles rotarianos de Duarte de 40 anos atrás. A determinação, perseverança e boa vontade deles nos elevaram para que hoje sejamos um Rotary a Serviço da Humanidade.

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de março de 2017)