Necessidade básica

mar 1, 2019

Ao trabalhar para que nossas comunidades tenham água potável, saneamento e condições básicas de higiene, o Rotary catalisa os esforços voltados às demais áreas de enfoque da organização. É difícil imaginar que progressos signi­ficativos possam ser feitos sem antes garantirmos que famílias pobres tenham abastecimento de água e instalações sanitárias.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o progresso humano depende mais do acesso a água e saneamento do que de qualquer outro fator, incluindo gastos com saúde, educação e energia. Melhorar o acesso à água e ao saneamento produz vários impactos positivos no desenvolvimento social e econômico de milhões de pessoas:

Pobreza: a segurança dos meios de subsistência das famílias depende da saúde de seus membros. Adultos que estão doentes ou precisam cuidar de crianças doentes são menos produtivos. Doenças causadas por falta de água e saneamento geram custos de saúde que podem comprometer uma grande parcela da renda das famílias pobres.

Fome: pessoas saudáveis têm mais capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos do que aquelas que sofrem com doenças relacionadas à água.

Igualdade de gênero: o fornecimento adequado de água permite que as mulheres tenham mais tempo para se dedicar a esforços produtivos, educação, atividades de capacitação e lazer.

Mortalidade infantil: taxas mais altas de sobrevivência infantil favorecem a transição demográfica que reduz as taxas de fertilidade. Mulheres com menos filhos têm reduzidas suas responsabilidades domésticas.

Mortalidade materna e infantil: fontes acessíveis de água reduzem a carga de trabalho e os problemas de saúde resultantes de seu transporte, diminuindo os riscos de mortalidade materna.

Sustentabilidade ambiental: o saneamento básico limita a contaminação dos cursos de água, ajudando a proteger a saúde humana e ambiental.

Se adotássemos essas medidas, o planeta poderia economizar cerca de 7,3 bilhões de dólares todos os anos. Por outro lado, a redução dos casos de doenças relacionadas à falta de água e saneamento ampliaria a remuneração dos adultos em até 750 milhões de dólares anuais.

Como rotariano, crie projetos na área de recursos hídricos e saneamento. Trabalhe com afinco e seja eficaz. Você será uma fonte de inspiração para todos.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com