Navegando rumo a um futuro extraordinário

mai 31, 2019

Prezados companheiros rotarianos,

Quando olho para trás e penso em tudo o que vivi e nas pessoas que conheci desde que me tornei presidente do Rotary International, em julho passado, tenho ainda mais certeza de que a capacidade do Rotary de transformar vidas é inigualável. Nosso impacto vai muito além do que eu poderia imaginar quando me tornei um rotariano.

Penso nos rotarianos que conheci no Paquistão, que fizeram parceria com a Coca-Cola para melhorar o saneamento nos bairros de Karachi e apoiar os esforços de erradicação da pólio. Penso nos rotarianos porto-riquenhos que estão auxiliando comunidades inteiras a reconstruírem suas vidas após o furacão Maria. Penso nos rotaractianos alemães que estão trabalhando para salvar abelhas – cujo papel como polinizadoras é tão importante para o nosso planeta – da extinção. Penso nos seis rotarianos e rotaractianos que foram homenageados em novembro como Pessoas em Ação: Jovens Inovadores, no Dia do Rotary nas Nações Unidas, em Nairóbi, no Quênia, por seu trabalho de criar soluções inovadoras para desafios difíceis.

Parece que foi ontem que eu estava no palco da Assembleia Internacional em San Diego, Estados Unidos, e pedi a vocês para serem a inspiração nos seus clubes, nas suas comunidades e no mundo. Sua resposta foi uma verdadeira inspiração para mim. Vocês estão abrindo caminho para que os rotaractianos se tornem nossos futuros líderes, ajudando a fundar novos Rotaract Clubs e trabalhando para incluir rotaractianos em eventos e projetos do Rotary em suas comunidades. Vocês estão trabalhando duro para erradicar a pólio, participando de quase 4.200 eventos em mais de cem países no Dia Mundial de Combate à Pólio. E vocês estão realizando projetos transformadores que criarão mudanças duradouras local e internacionalmente.

Este ano, também vi como o trabalho do Rotary na construção da paz está dando frutos. Os atuais 98 bolsistas dos nossos Centros Rotary pela Paz logo se formarão, juntando-se aos mais de 1.200 ex-bolsistas que estão aplicando suas habilidades na resolução de conflitos em problemas que precisam de soluções. Este mês, Esther e eu viajaremos a Hamburgo, na Alemanha, para uma convenção em que pessoas de todas as etnias, nacionalidades, religiões e vertentes políticas se unirão porque desejam tornar melhor a vida de todos.

Ver o que o Rotary significa para as pessoas – nas comunidades em que servimos e para os próprios rotarianos – aprofundou meu afeto e admiração por tudo o que o Rotary é e faz.

Em breve, será a hora de Esther e eu voltarmos para casa, em Nassau. Quando chegarmos lá, olharei para o vasto mar que cerca nossa ilha, e isso me lembrará das possibilidades ilimitadas do Rotary e do futuro maravilhoso que nos espera além do horizonte. Estou ansioso para navegar com vocês.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.