Muito obrigado a todos vocês

ago 2, 2018

Esta é uma mensagem sobretudo de agradecimento aos rotarianos brasileiros pelo apoio à Fundação Rotária.

Ao escrevê-la, estou analisando os dados de contribuição dos distritos brasileiros à nossa instituição em 2017-18, recebidos no dia 10 de julho. Os coordenadores regionais Hugo Dórea e Antonio Carlos Cardoso compilaram as contribuições, apresentando números que mostram recuperação na captação de recursos.

Na zona rotária 23A, o crescimento foi de 29,8% em relação ao ano anterior, para um valor de 1,475 milhão de dólares. Na zona 22A, o crescimento foi de 11,1%, atingindo o patamar de 2,2 milhões de dólares. A zona 22B captou 859 mil dólares, um crescimento de 5,8% comparado a 2016-17. Na soma do Brasil, o valor das contribuições alcançou 4,549 milhões de dólares, contra 3,939 milhões de dólares do período anterior – um crescimento significativo de 15,5%. Essa contribuição colocou o Brasil novamente entre os dez maiores países em termos de captação para a Fundação Rotária, em nono lugar, contra a 12ª posição registrada em 2016-17.

Isso apesar do medíocre ambiente econômico brasileiro neste período. Fruto de turbulências várias, a economia brasileira claudica, com crescimento perto do zero. A captação da Associação Brasileira da The Rotary Foundation, todavia, ultrapassou a marca de 1 milhão de dólares no último ano rotário, consequência do trabalho evangelizador do presidente Luiz Coelho e de sua equipe de colaboradores.

Uma nota de reconhecimento também ao trabalho dos coordenadores de Doações Extraordinárias, Hiroshi Shimuta e Celso Alves, que têm a tarefa árdua de disseminar o conceito de doações em grande escala, testamentária por vezes, quebrando paradigmas culturais e abrindo uma nova avenida de captações para nossa Fundação.

Neste próximo Instituto Rotary do Brasil, em Fortaleza, teremos uma novidade: a Feira Internacional de Projetos, entre 29 e 31 de agosto, com apoio do diretor Paulo Zanardi. Com o objetivo de reduzir os fundos em reserva na Fundação Rotária, esta feira certamente contribuirá para alavancar emparceiramentos entre distritos brasileiros e internacionais.

Por fim, galardão especial ao time de 38 governadores de distrito do Brasil, que junto com os mais de 54 mil rotarianos brasileiros ajudaram a Fundação a cumprir seu papel neste ano: o de fazer o bem no mundo.

* O autor é Mário César de Camargo, curador 2015-19 da Fundação Rotária.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para mario.cesar@graficabandeirantes.com.br