Meu intercâmbio nos Estados Unidos

jan 27, 2014

O IGE (Intercâmbio de Grupo de Estudos) me proporcionou oportunidades pessoais, culturais e profissionais realmente únicas nos trinta dias que passei no estado da Carolina do Norte – EUA. O programa incluiu visitas técnicas, vocacionais e turísticas em sete cidades do estado: Mooresville, Statesville, Matthews, Concord, Huntersville, Shelby e Charlotte.

Na minha área profissional (o Direito), conversei com juízes e advogados, conheci cortes distritais e superiores, presídios e departamentos policiais, acompanhei audiências, uma experiência riquíssima.

A hospedagem em casas de rotarianos possibilitou a imersão na cultura americana e pude acompanhar a rotina familiar, que difere muito da brasileira, primeiramente por causa dos horários. A escola normalmente é das 8h às 16h e os pais trabalham, em geral, das 9h às 17h. Então pais e filhos não almoçam juntos durante a semana e a alimentação nesse horário geralmente é um sanduíche ou qualquer outra coisa rápida. As famílias se reúnem para o jantar e o cardápio é mais parecido com o que comeríamos no almoço. O assunto alimentação renderia uma longa conversa e foi nosso primeiro choque cultural.

Também conhecemos vários projetos sociais apoiados pelo Rotary. Tivemos a oportunidade de participar do Stop Hunger Now, um programa de embalagem de refeições desidratadas para países em necessidade. Superamos a meta do dia e embalamos 11.400 refeições que serão enviadas ao Haiti. A experiência foi a mais emocionante do programa e nos despertou para a importância do voluntariado.

Além de todas essas oportunidades, fiz novos amigos no Brasil e nos Estados Unidos, o que torna a oportunidade ainda mais especial e inesquecível. Serei sempre muito grata ao Rotary Club de Herval d’Oeste pela minha indicação para a seletiva e à Fundação Rotária pelo patrocínio do programa. Conhecendo o trabalho do Rotary, aprendi a admirá-lo e com satisfação integrei o clube após o programa, a fim de dar a minha parcela de contribuição.

O Diário de Viagem, com detalhes e fotos, está registrado no blog:

* A autora é Fernanda Ternes Durant Gonzales

ARTIGOS