Mês dos Serviços Profissionais

jan 26, 2022

O Rotary incentiva a observância de elevados padrões éticos em empreendimentos profissionais e comerciais, reconhecendo o valor de cada ocupação útil e a dignidade de cada um para o benefício da sociedade.

Da mesma forma, estimula a compreensão, a boa vontade e a paz entre as nações por meio do companheirismo de pessoas que desenvolvem atividades profissionais unidas pelo ideal de servir.

É assim que se leem o segundo e o quarto itens do Objetivo do Rotary, baseados nos valores de nossa organização: companheirismo, liderança, serviço, diversidade e integridade.

Desde o início, o Rotary tem valores e princípios fundantes que iluminaram sua trajetória histórica por 117 anos. Eles serviram para constituir uma escola de vida que moldou ética e moralmente milhões de pessoas em todo o mundo que, ao fazerem desses valores seus próprios e imutáveis princípios, serviram à humanidade como modelos de cidadãos no cumprimento do dever de solidariedade.

Lembremos que a segunda Avenida do Rotary é a prestação de serviços por meio das ocupações profissionais e que ela foi e é a pedra angular da nossa organização, constituindo-se uma contribuição extraordinária para a realização do objetivo principal de “estimular e promover o ideal de servir como toda ação digna”.

* O autor é Julio César Silva-Santisteban Ojeda, diretor 2021-22 do Rotary International.