Mês de celebrar a Fundação

nov 1, 2018

Anualmente, celebramos novembro como o Mês da Fundação Rotária. Somos afortunados por ter uma Fundação de alto gabarito que nos permite fazer o bem no mundo. Todos nós devemos nos orgulhar do fato de que algo bom acontece a cada segundo de cada dia por causa dos rotarianos e da Fundação Rotária.

Vocês se lembram da empolgação demonstrada na Convenção do Rotary de 2017, em Atlanta, nos EUA, quando celebramos o primeiro centenário da Fundação? A meta de arrecadação de fundos para aquele ano foi de 300 milhões de dólares e a ultrapassamos em quatro milhões. Foi um ano marcante para a Fundação.

Em 2017-18, quando a entidade entrou em seu segundo século de serviços humanitários, tínhamos uma meta de arrecadação ainda mais ambiciosa: 360 milhões de dólares. Em junho, na Convenção de Toronto, no Canadá, o então chair da Fundação Rotária, Paul Netzel, disse aos participantes que mais uma vez havíamos tido um ano extraordinário para a Fundação, alcançando uma arrecadação recorde de 373 milhões de dólares em um ano.

Este ano, a meta de arrecadação é de 380 milhões de dólares. Nossa meta para a pólio é de 50 milhões de dólares, que serão transformados em 150 milhões por meio da doação equiparada da Fundação Bill e Melinda Gates. Acrescentem a isso uma meta de 137 milhões de dólares ao Fundo Anual, 61,5 milhões ao Fundo de Dotação e 31,5 milhões para Subsídios Globais e outras doações diretas. Nossos programas serão totalmente financiados e rotarianos estarão bem equipados e capacitados a continuar causando mudanças efetivas.

Cabe a vocês e a mim. Temos a chance de forjar um caminho de crescente relevância e influência – para escolher a direção e o ritmo do segundo século da Fundação.

Venho incentivá-los a aumentar seu envolvimento com a Fundação – fazendo, oferecendo e inspirando. Juntos podemos tornar o amanhã ainda mais brilhante do que hoje. Podemos fazer com que todos os meses sejam o Mês da Fundação Rotária. Sejam a inspiração, construam seu legado com o Rotary. Façamos com que este seja mais um marco na nossa história.

* O autor é Ron Burton, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.