Colunistas

Mês de celebrar a energia e a visão do Rotaract

mar 1, 2018

Prezados companheiros rotarianos,

Este mês marca os 50 anos de fundação do primeiro Rotaract Club, em 1968. Neste meio século, o mundo passou por mudanças marcantes. Os jovens foram os que mais sentiram o enorme impacto destas transformações: a ascensão da tecnologia e da economia da informação, a propagação da educação e a tremenda influência da internet. Quando o Rotaract foi criado, seria praticamente inimaginável que um adolescente ou jovem em seus 20 anos pudesse ser um empresário ou CEO. Hoje, os jovens possuem uma capacidade sem precedentes de obter êxito – e o Rotary precisa, mais do que nunca, de suas ideias e entusiasmo.

Por muitos anos, o Rotary subestimou o Rotaract ao considerar os nossos jovens e os programas para a juventude meros precursores da afiliação ao Rotary e não como os programas valiosos e produtivos que são. Os rotaractianos são verdadeiros parceiros nos serviços do Rotary.

Atualmente, estima-se que 250 mil rotaractianos servem em mais de 10 mil clubes em quase todos os países onde há Rotary Clubs. O impacto dos serviços que eles prestam é admirável, considerando-se a limitação de seus recursos. Os rotaractianos realizam inúmeros serviços com muito menos verba do que a média dos Rotary Clubs. A energia e a visão deles adicionam algo valioso à Família do Rotary e às nossas comunidades, e valorizamos isso imensamente. Considerem realizar reuniões e projetos conjuntos e cultivar o relacionamento com os rotaractianos – não apenas para perguntar se eles precisam de ajuda, mas para descobrir como vocês podem trabalhar juntos. Conheçam os seus Rotaract Clubs e seus associados – e certifiquem-se de que todos os rotaractianos saibam que podem contar com seu Rotary Club.

Na realidade, apenas 27% dos Rotary Clubs patrocinam Rotaract Clubs, um percentual que tem se mantido estável ao longo dos anos. Além disso, são poucos os rotaractianos que acabam entrando no Rotary. Ao celebrarmos este aniversário com o Rotaract, peço a todos os Rotary Clubs que pensem em patrocinar um Rotaract Club ou estreitar os laços com os já existentes.

Durante 50 anos, o Rotaract propiciou aos jovens um caminho para encontrar as mesmas conexões em suas comunidades e o mesmo valor nos serviços que os rotarianos encontram no Rotary. Os rotaractianos estão nos conectando com o Rotary do futuro e ajudando a construir o Rotary de hoje.

* O autor é Ian Riseley, presidente 2017-18 do Rotary International.