NOTÍCIAS

Menina de 10 anos cria biblioteca em São José do Rio Preto com ajuda de rotariana

fev 23, 2016

Kaciane e Beatriz na Biblioteca Formando Leitores

Kaciane e Beatriz na Biblioteca Formando Leitores

Durante o trabalho de catalogação terceirizada de mais de 130 mil obras das bibliotecas da Universidade Estadual Paulista, a rotariana Beatriz Azevedo Castro passou um período na cidade de São José do Rio Preto, a 430 quilômetros da capital. Foi lá que conheceu Kaciane Caroline, a menina de 10 anos que criou em sua própria casa a Biblioteca Formando Leitores, com 4.000 títulos doados (alfabetizada aos 4, ela já leu mais de 500 obras).

“Foi impossível não me emocionar e acabar envolvida com a história”, conta Beatriz, associada ao Rotary Club de São Paulo (distrito 4610). Por intermédio de sua empresa, ela criou um software específico para a biblioteca de Kaciane, com regras de catalogação simples que permitem registrar os usuários e controlar empréstimos e devoluções de livros – tarefas até então feitas manualmente, num caderninho.

Além disso, em 2015 Beatriz criou uma campanha de arrecadação de fundos para a biblioteca na Kickante, uma plataforma que incentiva ações de caráter cultural, causas sociais e empreendedorismo. A arrecadação foi pequena, e por isso uma nova campanha está planejada para ser lançada em junho.

Para conhecer e apoiar o sonho de Kaciane, visite a página da biblioteca no Facebook ou ligue para 17-98107-9770.

NOTÍCIAS