Melhorias que conduzem à paz

out 2, 2018

Desde a sua criação em 1905, o Rotary tem promovido a paz. A Convenção de 1914 adotou a resolução de que nossa organização “empresta sua influência para a manutenção da paz entre as nações”. Posteriormente, a Convenção de 1921 incorporou aos Estatutos do Rotary o objetivo de auxiliar no avanço da paz e da boa vontade internacional por meio do companheirismo no ideal de servir do Rotary. Em 1945, o Rotary desempenhou um papel fundamental na formação da Organização das Nações Unidas, quando quase 50 rotarianos serviram como delegados, conselheiros e consultores na conferência de fundação da ONU, em São Francisco, EUA.

Hoje, uma das nossas seis áreas de enfoque é a promoção da paz. Todo projeto humanitário do Rotary, seja financiado por Subsídio Distrital, seja por Subsídio Global, causa um impacto na paz. Pode ser um projeto na área da paz em si, na área de recursos hídricos e saneamento, educação básica e alfabetização, desenvolvimento econômico e comunitário ou um projeto em uma das nossas áreas relacionadas à saúde humana – saúde materno-infantil ou prevenção e tratamento de doenças. Não importa a área, já que o resultado final contribui positivamente para o mundo, melhorando a qualidade de vida das pessoas afetadas – e essa melhoria é um elemento de paz.

Todos os anos outorgamos até 100 Bolsas Rotary pela Paz a pessoas do mundo todo que, após estudarem em um dos nossos seis Centros Rotary, conquistam um diploma de mestrado ou um certificado de desenvolvimento profissional em áreas como direitos humanos, políticas internacionais, saúde pública e desenvolvimento. Até o momento, mais de 1.100 pessoas participaram desse programa e estamos começando a ver resultados positivos.

Enquanto planejamos o futuro, os curadores da Fundação Rotária estão debatendo como podemos melhorar esse programa, bem como todos os nossos esforços voltados para a paz, a fim de que possamos alcançar o maior impacto positivo possível. Você pode ajudar apoiando a próxima geração de defensores da paz ao contribuir para os Centros Rotary pela Paz.

* O autor é Ron Burton, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.