Mais associados = Fundação mais forte

mai 26, 2017

A nossa Fundação Rotária depende de um quadro associativo vigoroso e dinâmico, já que são os associados ao Rotary que, com sua generosidade, capacitam a entidade a atacar grandes problemas que afligem o mundo. Claro, as contribuições financeiras são de suma importância, mas não é só nesse quesito que o rotariano contribui.

O modelo de operações da Fundação é único. A exemplo de muitas instituições de caridade, usamos as doações que recebemos para resolver uma gama de questões. Porém, diferente da maioria das organizações sem fins lucrativos, dependemos dos associados para empreendermos nossos projetos. O trabalho voluntário do rotariano maximiza as doações que recebemos, permitindo à Fundação fazer muito mais.

Um Subsídio Global exige horas de planejamento, inclusive orçamentário, antes que qualquer dinheiro seja recebido e empregado. Depois dessa fase, os patrocinadores abrem contas bancárias, compram materiais, buscam doações de bens e serviços, organizam o trabalho dos voluntários, fazem relatórios e monitoram o progresso do projeto, tudo isso junto com os parceiros de outro país. Felizmente, em nossos clubes encontramos uma grande variedade de talento e conhecimento profissional que podemos utilizar nesse processo.

Rotary Clubs menores não costumam ter recursos financeiros e humanos para um projeto de Subsídio Global, mesmo que seus associados sejam comprometidos com a missão da Fundação Rotária. Imagine o que tais clubes alcançariam se o seu número de associados fosse duas ou três vezes maior.

Ao celebrarmos o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes, neste mês de agosto, não nos esqueçamos da importância de engajar os novos associados o quanto antes nos serviços rotários. Temos de informá-los sobre as inúmeras oportunidades que a Fundação oferece, desde voluntariado na área da saúde e da paz a treinamento em pequenos negócios para impulsionar o desenvolvimento econômico.

Por meio da Fundação Rotária, todo rotariano pode utilizar suas habilidades para causar impacto. Temos de trazer às nossas fileiras mais pessoas talentosas e engajá-las no trabalho vital da entidade de criar um mundo melhor. Somente nós, que somos Rotary, podemos trazer mais pessoas para o nosso lado. Optemos pelo avanço contínuo da nossa organização convidando associados em potencial para nossos clubes!

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de agosto de 2016)