Mais árvores no Parque Ecológico do Mirim

dez 3, 2018

E-Club do Distrito 4310O Parque Ecológico do Mirim, no entorno do reservatório do rio Capivari-Mirim, em Indaiatuba, São Paulo, ganhou 200 mudas de árvores, cedidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba. O plantio foi uma das atividades realizadas durante uma revisita, em 22 de setembro de 2018, organizada pelo E-Club do Distrito 4310, pelos Rotary Clubs de Indaiatuba, Indaiatuba-Votura, Indaiatuba-Cocaes e Indaiatuba-Inspiração e pelos Rotaract, Interact e Rotakids de Indaiatuba (distrito 4310).

Mais de 80 pessoas participaram do evento, em que houve também palestra do engenheiro agrônomo e pesquisador científico João José Assumpção de Abreu Demarchi sobre restauração ecológica e importância da manutenção dos plantios.

Desde 2015, os Rotary Clubs de Indaiatuba vêm colaborando com a formação e o monitoramento do parque ecológico de uso público. “Não basta fazer plantios e depois deixar que a natureza se encarregue do crescimento das mudas. Só teremos árvores se houver manutenção por alguns anos”, diz o presidente do E-Club do Distrito 4310, Rui Assis Brasil.

Em 2015, 110 mil mudas de árvores foram plantadas em uma área de 275 mil metros quadrados no entorno da barragem, formando o parque, com o objetivo de garantir a proteção do manancial do assoreamento e a conservação da flora e da fauna regionais. Dois anos depois, Rotary Club de Indaiatuba-Cocaes plantou mais 5.000 mudas no local.