Um novo ano chegou e a roda rotária se moveu em direção ao futuro. A sorte de nossos clubes, distritos e comunidades está nas mãos das novas lideranças. É importante dizer que o Rotary é continuidade. Todo clube ou distrito aonde a vaidade chega, e os nossos ex-líderes e os novos começam a disputar quem é o melhor, tem uma história triste em curto prazo para contar.

O último ex-governador tem que ser o maior aliado do atual governador, e assim vai. Se a depressão é a doença do século para os estudiosos da saúde pública, a vaidade é o maior mal dos tempos atuais no Rotary.

Ouvi algumas frases que podem ajudar muitos líderes rotários em sua caminhada ao sucesso. A primeira: “Rotariano não precisa de diretor, diretor é que precisa de rotariano”. Isto se aplica a todos os níveis de lideranças do Rotary. Seja o líder o motivador e exemplo para os seus liderados.

Segunda frase: “Cargo não dignifica pessoas, as pessoas é que devem dignificar os cargos”. Muitas vezes as pessoas fazem coisas para chegar a um cargo cuja função é servir, mas só querem ser servidos. Não levam a sério suas responsabilidades, e depois desaparecem da história, e ainda se acham injustiçados. Ser líder é tornar-se digno naturalmente, pelos caminhos naturais.

Terceiro: na verdade não é uma frase e, sim, uma história. Em uma visita do presidente 1996-97 do Rotary International, Luis Vicente Giay, a um leprosário em Calcutá, na Índia, mantido e construído pelo Rotary local, em companhia de Madre Teresa de Calcutá, esta mostrava com muito carinho os 42 doentes que aquela casa abrigava. No meio da comitiva, um rotariano perguntou baixinho a outro companheiro: “Mas são apenas 42 leprosos?”. Madre Teresa escutou e de imediato disse: “Estes são os meus 42, onde estão os seus? Os seus? E os seus?”. O Rotary é servir. Faça a diferença a tantos que aguardam uma mão amiga, com compaixão e amor.

A liderança pode se materializar de diversas formas. De forma líquida que escapa entre os dedos, ao se tentar agarrá-la a todo custo. Ou de forma sólida. Quem sabe exercê-la,  emprega-a como o maestro que utiliza sua batuta para reger a mais bela e afinada orquestra, cujos sons límpidos trarão alegria, paixão, desejo e satisfação.

E é isto que o Rotary tem que ter: alegria, paixão, desejo e satisfação.

Lembrem-se: não há nada mais parecido e ao mesmo tempo mais distante do que um líder e um ditador. Todo ditador é um líder, mas nem todo líder é um ditador.

Lidere pelo carinho, com um sorriso no rosto, com a paciência dos grandes homens, com a certeza de que a verdade é subjetiva e o direito ao contraditório é democrático. Seja lembrado por sua generosidade. Seja um Presente para o Mundo!

* O autor é Antonio Henrique de Vasconcelos, coordenador do Rotary para a Zona Rotária 22B.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para rhvasconcelos@secrel.com.br