NOTÍCIAS

Conheça um trecho do livro Fazendo o Bem no Mundo: A História dos 100 Anos da Fundação Rotária

nov 3, 2016

Clem Renouf introduziu o programa 3-H durante a Convenção de 1978, em Tóquio

A Fundação Rotária logo completará um século de boas ações no mundo.

Ao longo do ano, o Rotary International divulgará trechos do livro “Fazendo o Bem no Mundo: A História dos 100 Anos da Fundação Rotária”. Para adquirir o seu exemplar, acesse .

Mais informações e dicas para celebrar o centenário podem ser encontradas em

Trecho do Capítulo 7

3-H: UM NOVO ALVORECER PARA A FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Em sua sexta década de existência, a Fundação Rotária deu uma guinada importante que preparou o terreno para o programa Pólio Plus. A história é melhor contada pelo rotariano Clem Renouf, que após servir como piloto na Segunda Guerra Mundial virou contador na pequena cidade de Nambour, na Austrália. Em 1949, ele foi associado fundador do Rotary Club de Nambour. Mais tarde, tornou-se presidente do clube e governou seu distrito em 1965. Ele integrou o Conselho Diretor do RI e presidiu a organização em 1978-79.

Renouf estava bem preparado para o cargo de governador de distrito. Em 1996, a caminho de um treinamento em Lake Placid, EUA, ele visitou uma clínica médica em Vellore, Índia, que tinha recebido apoio de rotarianos da Austrália, Índia e Estados Unidos. O Rotary estava entrando em uma era de prestação de assistência com os Subsídios Equivalentes e Intercâmbios de Grupos de Estudos (IGE).

Enquanto Renouf preparava-se para servir como presidente, um amigo da época em que fez parte do Conselho Diretor do RI, Mike Pedrick, comentou sobre um projeto na área de saúde na América do Sul que estava atraindo médicos voluntários. Em um Instituto Rotary em Pittsburgh, Renouf viu o rotariano Dr. Robert Hingson fazer uma demonstração da pistola injetora, um instrumento altamente eficaz de imunização em massa contra doenças transmissíveis.

Todas essas experiências estavam em sua mente em fevereiro de 1978, quando Renouf, então presidente eleito, participou do que se tornaria uma das mais importantes reuniões do Conselho Diretor da história do Rotary. O presidente Jack Davis, das Bermudas, havia convidado Hingson, fundador e diretor médico da Brother’s Brother Foundation, para fazer uma apresentação sobre a tal pistola injetora aos diretores, um instrumento para inserir soro na pele por meio de alta pressão capaz de imunizar mil pessoas por hora — um tremendo avanço para a imunização em massa em comparação à tradicional seringa individual. Hingson falou sobre o trabalho da sua fundação, demonstrou como usar a pistola e sugeriu que uma estreita colaboração fosse estabelecida entre o Rotary e a Brother’s Brother na área de imunização infantil.

Davis cogitou a possibilidade de implementar uma campanha especial para comemorar o 75º aniversário do Rotary, dali a dois anos, e sugeriu ao Conselho que criasse uma ideia que causasse impacto significativo durante o ano do aniversário. Davis tinha paixão especial por saúde infantil nos países em desenvolvimento. Tendo em mente o Ano Internacional da Criança de 1979, seguido da Década da Criança, designada pelas Nações Unidas e a ser iniciada em 1980, Davis perguntou: “Será que na Convenção de 1978 poderemos lançar um programa de combate a doenças fatais para as crianças?”.

Naquela noite, Renouf trabalhou até tarde esboçando a proposta de um fundo de dois anos de duração para o 75º aniversário do Rotary, que apoiasse projetos internacionais grandes demais para um só clube ou distrito. A proposta também incentivava todo rotariano a envolver-se pessoalmente e usar suas habilidades em benefício dos projetos.

Quando o Conselho Diretor reuniu-se na manhã seguinte, o presidente Davis, que havia gostado da proposta, a apresentou aos demais diretores. O Conselho aprovou o programa e Davis comprometeu-se a divulgá-lo ao mundo rotário na Convenção em Tóquio.

* Rotary International (David Forward)

NOTÍCIAS