Leia a edição de agosto da Rotary Brasil em formato digital

ago 3, 2020

Considerando o momento de pandemia e as dificuldades de logística enfrentadas para a distribuição de nossa edição impressa, a Associação Editora Brasil Rotário decidiu disponibilizar para leitura a edição digital da Rotary Brasil.

A edição de agosto está disponível no link:

A intenção da Rotary Brasil com a medida emergencial é a de levar o nosso conteúdo a todos os rotarianos neste momento tão difícil do país e do mundo, mas também fundamentalmente divulgar o trabalho dos Rotary Clubs brasileiros que se dedicam diariamente a ajudar suas comunidades na luta contra a covid-19.

Na capa de agosto, destacamos o programa Corona Zero, que tem levado gratuitamente às instituições de longa permanência para idosos exames do tipo RT-PCR, destinados à detecção precoce da Covid-19, possibilitando assim que aqueles com laudos positivos sejam tratados e isolados, não contaminando os demais.

Lançada no mês de maio, a iniciativa é realizada com a ajuda voluntária dos nossos Rotary Clubs, que até o momento visitaram pelos menos 250 lares de idosos do país. Em alguns deles, os exames mostraram que 70% do número total de residentes e funcionários estavam infectados pelo Sars-Cov-2, muitos sem apresentar nenhum sintoma, o que levou essas instituições à adoção de medidas de isolamento para frear os surtos.

Para a produção da reportagem de capa deste mês, nossa equipe conversou com a coordenação do projeto e mais oitos Rotary Clubs que já participaram do esforço. Para os rotarianos que trabalham protegendo a parcela da população mais frágil e ameaçada pela Covid-19, o sentimento é de dever cumprido.

“O balanço é positivo para o clube e a sociedade como um todo”, declara na reportagem Caroline Simões, do Rotary Club de Santos-Porto. “Assistimos pessoas que muitas vezes não têm o auxílio necessário ou não possuem condições de realizar os exames.”

Esta edição traz ainda um panorama das inovações e projetos dos Rotaract Clubs brasileiros nestes tempos de pandemia, um artigo da psicóloga, neuropsicóloga e escritora Lucia Moyses sobre um fenômeno psicológico que pode acometer as pessoas depois de longos períodos de isolamento e uma entrevista com José Alcino Alano, o rotariano honorário que coloca sua curiosidade e capacidade de invenção a serviço do bem-estar coletivo.