Janeiro é o mês dos Serviços Profissionais

mai 25, 2017

A Avenida de Serviços Profissionais ficou conhecida como Avenida da Sinceridade, motivadora do princípio que estabelece o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional. Os Serviços Profissionais de que o Rotary se ocupa neste mês de janeiro constituem importante veículo pelo qual nossa organização promove e apoia a aplicação e adesão aos mais altos padrões de ética em todas as ocupações úteis e idôneas, advogando lealdade aos empregadores e empregados, e tratamento justo tanto para eles quanto para os concorrentes, o público e todos aqueles com os quais se têm relações profissionais ou de negócios.

Os Serviços Profissionais significam particularmente a obrigação de cada detentor de uma classificação no Rotary divulgar esses princípios em todos os seus relacionamentos de negócio e de profissão com os não rotarianos, de forma a estimular-lhes o interesse pela nossa organização. Igualmente, compartilhar com os seus companheiros rotarianos os ideais do seu próprio trabalho ou profissão. Paralelamente, oferecem aos jovens orientação vocacional, informações sobre determinadas profissões e assistência na escolha de uma profissão.

Independentemente da maneira como os Serviços Profissionais são abordados, é por intermédio deles que os rotarianos reconhecem o valor de todas as profissões úteis e demonstram o compromisso com os altos padrões de ética em todos os negócios e profissões.

Neste ano em que festejamos o centenário da nossa Fundação Rotária, cabe lembrar aqui que ela pode atuar nos Serviços Profissionais, patrocinando a realização de Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla) e encontros de formação profissional de Interact e Rotaract Clubs. Além disso, a nossa Fundação, principalmente, patrocina bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação, incluindo as Bolsas Rotary pela Paz.

A classificação no clube a que pertencemos tem certamente muito a ver com o motivo pelo qual ingressamos no Rotary. É muito provável que alguém tenha visto seu potencial como rotariano por você ser uma pessoa respeitada em seus negócios ou em sua profissão.

Todo Rotary Club é uma amostra representativa da população profissional e empresarial de sua comunidade, o que garante a diversidade de experiências e perspectivas pelo nosso sistema de classificação. As classificações e os Serviços Profissionais caminham juntos e, assim como os rotarianos representam suas profissões no Rotary, eles também representam o Rotary em suas ocupações.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de janeiro de 2017)