Janeiro é dedicado aos Serviços Profissionais

jan 13, 2016

Embora seja difícil dar uma definição clara e objetiva de Serviços Profissionais, eles refletem um estilo de vida para todo rotariano atuante e dedicado. O que pretendemos com esta abordagem é ajudá-lo a melhor compreender os Serviços Profissionais e fornecer sugestões de como aplicá-los em suas profissões e no Rotary.

O conceito de Serviços Profissionais está vinculado ao objetivo do Rotary, na verdade uma declaração filosófica do propósito e das responsabilidades do rotariano. Este conceito é baseado no segundo ponto do objetivo, que é incentivar o rotariano a “estimular e fomentar”:

– A promoção de altos padrões de ética nos negócios e profissões;

– O reconhecimento do valor de todas as ocupações úteis;

– A promoção do ideal de servir em todas as atividades profissionais.

Como rotariano, o que você pode fazer para colocar estes ideais em prática? Considere as seguintes sugestões:

– Fale sobre sua profissão em seu clube e aprenda sobre as profissões de seus colegas;

– Utilize suas habilidades profissionais para servir à comunidade;

– Pratique sua profissão com integridade e inspire os outros a agirem eticamente por meio de suas próprias palavras e ações;

– Ajude um jovem a alcançar suas aspirações profissionais;

– Oriente e apoie outras pessoas para que se desenvolvam profissionalmente.

Se você faz qualquer uma destas atividades, já está realizando Serviços Profissionais. E se o que mais o motiva e energiza são os Serviços Profissionais, então você está no caminho certo, pois este conceito é a essência do Rotary e o elemento que nos distingue de outras organizações do gênero.

Sua classificação no clube tem certamente a ver com o motivo pelo qual você ingressou no Rotary.  É muito provável que alguém tenha visto seu potencial como rotariano, por ser uma pessoa respeitada em seu negócio ou profissão.

Todo Rotary Club é uma amostra representativa da população profissional e empresarial de sua comunidade, o que garante a diversidade de experiências e perspectivas pelo sistema de classificação do Rotary. As classificações e os Serviços Profissionais caminham juntos e, assim como os rotarianos representam suas profissões no Rotary, eles também representam o Rotary em suas ocupações.

* O autor é José Ubiracy, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br