Colunistas

Invista no futuro com a Fundação Rotária

nov 4, 2020

No começo da década de 1870, um gênio trabalhava em seu laboratório movido pela visão de melhorar as condições da vida humana com a tecnologia. Após sucessivos fracassos, em 1880 Thomas Edison tinha aperfeiçoado uma lâmpada que podia ser produzida em massa.

Quando alguém mencionou que ele tinha falhado 10 mil vezes antes de ser bem-sucedido, Edison respondeu que apenas havia encontrado 10 mil maneiras de como a lâmpada não funcionaria!

Assim como ele, a Fundação Rotária é movida pela visão de um mundo melhor, e nós seguimos determinados e criativos, mesmo diante de contratempos.

No começo deste ano, nossas atividades de imunização contra a poliomielite tiveram de ser temporariamente interrompidas para que o foco fosse o enfrentamento da Covid-19. Nós nos adaptamos e a infraestrutura de combate à pólio que o Rotary ajudou a construir foi disponibilizada para a luta contra o novo coronavírus em muitos países vulneráveis, como tínhamos feito anteriormente durante os surtos de ebola, febre amarela e gripe aviária.

As atividades de imunização contra a poliomielite foram retomadas em julho com todas as precauções para proteger os vacinadores e as comunidades.

Durante esses tempos difíceis, a maneira como fornecemos assistência a quem precisa não tem sido a mesma de antes. O modo pelo qual elaboramos e executamos projetos e os métodos que utilizamos precisam mudar, assim como a maneira como comunicamos o que fazemos.

O sucesso dos Subsídios Globais é inquestionável. Quando eles foram lançados no período 2013-14, a Fundação Rotária outorgou 868 subsídios, totalizando mais de 47 milhões de dólares. Em 2019-20, a Fundação concedeu 1.350 desses subsídios, com valor total acima de 105 milhões de dólares. É animador saber que o número de subsídios cresceu em 55,5% e que seu valor total aumentou em 123%, mas é preocupante que as contribuições correspondentes ao Fundo Anual tenham registrado um aumento de apenas 5%.

Para ajudar aqueles que precisam de nós e promover a boa vontade por meio da Fundação Rotária, precisamos encarar o desafio e superarmos juntos esse problema financeiro.

Madre Teresa disse: “Se desejamos que uma mensagem de amor seja ouvida, ela tem que ser enviada”. Para que a lâmpada continue acesa, não podemos interromper a corrente elétrica.

A Fundação Rotária é o melhor destino para investirmos num futuro promissor para o mundo. Sua generosidade hoje e pelo resto do ano manterá a luz acesa e a outorga dos nossos subsídios, transformando assim a vida de milhares de pessoas.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.