Investimento responsável para o bem

mai 26, 2017

Os rotarianos costumam perguntar se a Fundação Rotária pratica investimento socialmente responsável, fazendo triagem e restringindo certos veículos de investimentos com base em critérios sociais, ambientais ou políticos. A resposta é sim e não.

Sim, a Fundação considera tanto o retorno financeiro quanto o social quando toma suas decisões de investimentos. A Comissão de Investimentos do Rotary incentiva nossos consultores e sua equipe de gerentes a investir em empresas de alto padrão ético alinhadas aos valores do Rotary, que seguem as leis, regulamentos e normas nacionais e internacionais.

Também levamos em conta como cada um dos nossos gerentes de investimentos incorpora práticas socialmente responsáveis nos seus atos. Atualmente sete desses gerentes, que administram cerca de 36% do patrimônio da Fundação, são signatários dos Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas. Esses princípios oferecem possíveis ações que podem ser tomadas para incorporar questões ambientais, sociais e de governança em práticas de investimentos – como mudanças climáticas, segurança pública e direitos dos acionistas. A obediência a esses princípios pode reduzir o risco, aumentar a taxa de retorno e alinhar o nosso portfólio à nossa missão.

Então isto significa que a Fundação excluirá certas empresas e ramos da sua carteira de investimentos? É exatamente aí que entra o “não” da minha resposta. Considerando a diversidade do nosso quadro associativo, seria muito difícil chegar a um consenso quanto a possíveis restrições.

O Conselho de Curadores da Fundação Rotária e os integrantes da nossa Comissão de Investimentos levam o seu trabalho muito a sério. Os rotarianos nos confiaram milhões de dólares para serem empregados nos fins a que se destinam. Nossa capacidade de fornecer água potável e educação, melhorar a saúde e desenvolvimento econômico, e promover a paz depende muito da renda que obtemos com os investimentos. Assim, é vital que as doações recebidas sejam investidas com sabedoria.

Como a Fundação Rotária pertence a todos nós, devemos sempre buscar a transparência em nossas ações e trabalho financeiro. Para este fim, há uma série de informações no site www.rotary.org, como declarações financeiras auditadas da Fundação referente aos últimos três anos, declaração do imposto de renda dos últimos seis anos e materiais sobre práticas e filosofia de investimentos, além dos retornos que tivemos ao longo dos anos.

Espero que agora você tenha ainda mais confiança na nossa Fundação e fique tranquilo ao saber que a sua contribuição foi para um endereço certo e seguro.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de dezembro de 2016)