Incríveis projetos do Rotary em ação

fev 3, 2020

Feliz aniversário de 115 anos, caros rotarianos e integrantes da Família do Rotary!

Muita coisa mudou no mundo desde 1905. Naquela época, a população global era de aproximadamente 1,7 bilhão, hoje é de 7,7 bilhões. Há 115 anos, nos Estados Unidos, em cada 100 pessoas, somente cinco tinham telefone. Atualmente, estima-se que 96% da população norte-americana tenha um telefone celular – e na China e Índia há mais de 1 bilhão de celulares em uso.

Nestes 115 anos, desde que o Rotary foi fundado, praticamente tudo mudou, com exceção dos valores da nossa organização. Iniciamos e prosseguimos comprometidos com o companheirismo, integridade, diversidade, serviços humanitários e liderança. Embora date de 1911 a nossa máxima Dar de Si Antes de Pensar em Si, o ethos por trás dessas palavras já se encontrava no coração dos quatro primeiros rotarianos – e continua vivo entre nós.

Conforme as mudanças mundiais se aceleram, a demanda pelos nossos serviços torna-se maior do que nunca. Uma coisa é ler sobre projetos, outra bem diferente é vê-los em funcionamento e os rostos agradecidos das pessoas que foram beneficiadas por eles. As iniciativas do Rotary transformam vidas e conectam o mundo, e no último ano vi incríveis projetos do Rotary em ação.

No ano passado, minha esposa Gay e eu visitamos Fukushima, no Japão. Poucos lugares no mundo tiveram que lidar com o tipo de devastação que assolou a cidade japonesa em março de 2011, quando um tsunami causado por um terremoto atingiu a usina nuclear local. Mas a história atual de Fukushima não é de destruição, mas de renovação e de esperança. Os subsídios do Rotary ajudaram a melhorar o acesso a cuidados médicos e de saúde mental para as vítimas do desastre e reduziram o isolamento daquelas comunidades ao compartilhar experiências com pessoas de outras partes do mundo que também superaram desastres. Nossos subsídios ainda ajudaram a promover motivação pessoal e estimular a reconstrução sustentável em longo prazo das comunidades de toda a região.

Em Xangai, conheci um programa do Rotary que capacita migrantes para trabalharem em centros que cuidam de idosos. Concluído o curso, os alunos recebem uma certificação para incrementar as chances de emprego, o que contribui para que tais centros contem com mão de obra especializada. Projetos do Rotary como esse são bem-sucedidos porque atendem a uma necessidade local e têm o potencial de atrair apoio financeiro governamental.

Na Guatemala, Gay e eu fomos à cidade de Sumpango, onde Subsídios Globais foram utilizados para a aquisição de vacas mecânicas que fabricam leite de soja, para o aprimoramento do sistema hídrico, distribuição de filtros d’água, instalação de latrinas, plantio de hortas comunitárias, geração de renda, aulas de alfabetização e treinamento em programas Wash (iniciativas relacionadas a água, saneamento e higiene). Os alimentos produzidos no local não apenas proporcionam nutrição às famílias, como também criam uma fonte de renda para as mulheres da localidade.

Em cada área de enfoque, e em todo o mundo, nossos projetos estão transformando vidas e ajudando comunidades inteiras a se adaptarem a uma era de rápidas mudanças. Ao celebrarmos outro grande ano para o Rotary, procuremos fortalecer as conexões que aumentam o impacto do nosso trabalho. Conseguiremos melhorar mais vidas quanto mais o Rotary conectar o mundo.

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.