ARTIGOS

Imagem Pública: difícil de criar, fácil de destruir

out 22, 2012

A imagem é algo que nos custa muito para construir, mas que pode ser destruída da noite para o dia. Alguém disse que “uma imagem é tão fraca como a brisa e tão forte como o desejo de um homem”. Uma imagem se constrói por meio de muito trabalho, inovação criativa, honestidade, qualidade, pontualidade, entre outras coisas. Precisamos cuidar de nossas atitudes, palavras e ações, pois elas cuidarão da imagem de nossa empresa ou de nossa organização.

É importante que nossos atos, palavras e atitudes venham sempre endossar, validar, enfatizar ou autenticar a imagem da nossa organização. Devemos ficar atentos aos comentários sobre nossa organização, pois contem dicas extremamente importantes para o crescimento e, consequentemente, uma excelente imagem.

Posição do Rotary

O Rotary se esforça para estar, permanentemente, alinhado entre os prestadores de serviços à coletividade que mais se destacam por sua imagem positiva e tem conseguido manter esta posição desde sua criação, em Chicago, no ano de 1905. Planejando o ponderável e administrando o imponderável com o máximo de previsão e o mínimo de improvisação.

Nesta linha de prudência e equilíbrio que temos atuado nos diversos nichos do conhecimento e da comunicação, com destaque para a Brasil Rotário. Com tiragem mensal de 59 mil exemplares, distribuídos prioritariamente aos rotarianos, e um índice de leitura que pode atingir 300 mil pessoas, circulando entre companheiros, autoridades e formadores de opinião.

A força da imagem

Preliminarmente, faz-se necessário aclarar o que seja imagem, definida no Dicionário da Comunicação, dos professores Carlos A. Rabaça e Gustavo Barbosa, como: “Conceito ou conjunto de opiniões subjetivas de um indivíduo, do público ou de um grupo social, a respeito de uma organização, de uma marca, de uma instituição. A imagem é a representação mental, consciente ou não, formada a partir de vivências, lembranças e percepções passadas e passíveis de serem modificadas por novas experiências. As imagens afetam atitudes e opiniões de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, mas podem, também, ser influenciadas e modificadas por atitudes e opiniões”.

A forma como uma organização se situa na percepção pública é resultado de fatores ponderáveis e imponderáveis, que podem comprometer o seu desempenho (imagem negativa) ou auxiliar no esforço para atingir os objetivos programados (imagem positiva).

Qualquer organização tem sua imagem pública, seja boa ou ruim. A imagem de uma empresa, de um órgão governamental ou de uma instituição, a exemplo do Rotary, junto à opinião pública, influirá sobre a compreensão e a receptividade da população para com suas atividades e programas. Por isso é importante que estejamos atentos às oportunidades de divulgar as iniciativas de nossa instituição, cujos objetivos caminham, invariavelmente, em sintonia com as aspirações da sociedade.

A inovação no Distrito 4680

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul e em nosso distrito, foi realizada uma Parceria de Visibilidade entre empresas que apoiam a causa rotária, unindo a Campanha Internacional de Erradicação da Poliomielite e o governador distrital. Com o apoio incondicional dos patrocinadores, este grande projeto tornou-se realidade. A iniciativa Carro do Governador, como é conhecida entre os rotarianos, já percorreu o distrito 4680 do centro do estado à capital e também ao extremo sul, mais de uma vez. Participou dos dois desfiles de rua durante a 27ª Oktoberfest, ficando em evidência para o público de 50 mil pessoas que prestigiou o evento e um número incontável de espectadores que acompanharam a festa pela televisão. Também participou do desfile de rua, no centro e nos bairros, na cidade de Piratini, quando da realização da 23ª Festa do Sorvete.

Acreditamos que estamos fazendo a diferença. Por onde passamos podemos observar e expor o que o Rotary faz e qual a sua maior meta no mundo.

* O autor é Valdir Bruxel, governador 2011-12 do distrito 4680.

* Foto: Stock.XCHNG