Holger Knaack tem uma nova visão para o Rotary do futuro

jul 1, 2020

Holger Knaack está passando aspirador de pó no salão. O Rotary Club de Herzogtum Lauenburg-Mölln encerra hoje seu bazar de Natal, montado no claustro da Catedral de Ratze- burg, erguida no século 12. Os dois dias dedicados à venda de artesanatos, arbusto azevinho, bolos caseiros e biscoitos renderam ao clube cerca de 8.000 euros, recursos que este ano serão destinados a uma organização alemã sem fins lucrativos que apoia crianças gravemente doentes. À medida que os associados desmontam os estandes e arrumam mesas e cadeiras, Holger pega o aspirador de pó e se põe a limpar as migalhas e enfeites espalhados pelo chão do salão.

No dia relatado acima, ele estava se preparando para assumir a presidência do Rotary International em 1° de julho de 2020. Há 27 anos em seu clube, Holger Knaack continua o mesmo de sempre. “Ele só quer ser um amigo entre amigos”, diz sua companheira de clube Barbara Hardkop.

Man holt die Leute ins Boot. Esse ditado alemão significa que as pessoas devem subir a bordo para trabalharem juntas por um objetivo comum. Em 2020-21, os rotarianos descobrirão que Holger Knaack não é de cruzar os braços e ficar de lado enquanto os outros trabalham. Para ele, divertir-se durante o processo é igualmente importante, já que ninguém disse que não temos esse direito, mesmo quando trabalhamos com afinco. Este ano, Holger está falando das suas ideias e buscando o apoio das pessoas, principalmente para a sua maior prioridade, que é o investimento nos jovens – além, é claro, de que todos tenham uma experiência agradável e divertida no Rotary.

Leia a edição completa de junho da Rotary Brasil em formato digital: