Rotarianos combatem a hepatite por todo o país

set 27, 2016

A parceria do Rotary em nosso país com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) tem rendido resultados positivos no combate a essa doença silenciosa. Graças à capilaridade da nossa organização, e ao engajamento dos rotarianos, a Semana Hepatite Zero 2016, ocorrida de 25 a 31 de julho, ultrapassou os 120 mil testes em todos os estados brasileiros, tendo detectado mais de mil portadores do vírus. Esses números foram possíveis com a participação de mais de 200 Rotary Clubs que mobilizaram mais de 2.000 voluntários. Um recorde que configurou a maior testagem de hepatite C já realizada no mundo.

O trabalho em conjunto, unindo o Rotary e a ABPH nessa campanha de saúde de abrangência nacional, resultou da parceria que o diretor do Rotary International José Ubiracy Silva firmou com o presidente da ABPH, o também rotariano Humberto Silva (e que a Revista Rotary Brasil noticiou na página 10 da edição de maio de 2016). “A hepatite precisa ser identificada o mais rápido possível e evitada quando conseguido. Com a presença da ABPH nosso trabalho será simplificado”, afirmou o diretor Ubiracy ao lançar a campanha Hepatite Zero para os rotarianos.

A hepatite é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. O grande perigo reside no fato de ser uma doença assintomática. Por essa razão, a ABPH tem se esforçado para fazer chegar ao maior número possível de pessoas os testes rápidos gratuitos que permitem identificar portadores por meio de uma gota de sangue. Todo o material e a orientação necessários à realização desses mutirões podem ser obtidos juntos à ABPH (reportagem publicada nas páginas 12 a 14 da edição de agosto de 2016 detalha esse trabalho). É o que os Rotary Clubs vêm fazendo por todo o país, mesmo fora da Semana Hepatite Zero, como ilustra a galeria a seguir.

(Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.)