Há muitas razões para comemorarmos

mai 26, 2017

Em 1956, os diretores do Rotary International escolheram uma semana de novembro para que os clubes se voltassem a assuntos da Fundação Rotária. Em 1982, o Conselho Diretor estipulou que o mês inteiro de novembro deveria ser dedicado à Fundação.

Desde então, nossa Fundação cresceu e prosperou de forma que poucos rotarianos poderiam imaginar. Em 1985, lançamos nosso primeiro projeto corporativo, com o objetivo de eliminar a pólio em todo o mundo.

Nossos programas humanitários tornaram- se tão populares que chegou a um ponto em que não estávamos dando conta de processar o volume de pedidos de subsídios. Isso nos levou a criar um novo modelo para financiar iniciativas maiores e de longo prazo com os Subsídios Globais, e menores e de curto prazo com os Subsídios Distritais. Também conseguimos realizar um sonho antigo com a abertura dos Centros Rotary pela Paz.

O apoio financeiro dos rotarianos cresceu exponencialmente. A título de comparação, no ano rotário de 1982-83 as contribuições chegaram a somente 19 milhões de dólares. Em 2015-16, o valor foi de 265,6 milhões de dólares.

Neste mês de novembro, devemos celebrar não apenas o Mês da Fundação, mas também o seu centenário. O site do Rotary (www.rotary.org) oferece muitas ideias criativas de atividades para este mês não passar em branco, mas há três que eu particularmente recomendo. A primeira delas: considere realizar um evento comunitário destacando os 100 anos da Fundação Rotária.

A segunda opção é planejar e patrocinar um projeto que trate um problema crítico, iniciativa que pode envolver arrecadação de fundos ou participação em Subsídio Global. Há muitas opções, como fornecimento de água potável, facilitação do acesso de meninas à escola e combate a doenças que podem ser prevenidas.

Por fim, recomendo a todo rotariano que faça uma doação à Fundação neste ano do centenário. Ela é nossa, e você e eu somos os responsáveis por garantir os recursos que tornam esse belo trabalho possível. Vamos todos nos dedicar para que esta tradição continue no próximo século.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de novembro de 2016)